Como preparar a deliciosa gelatina vegetal ágar-ágar


261892562_07134ed018

O ágar-ágar é um tipo de gelatina vegetal extraída a partir de algas marinhas vermelhas e outras espécies de algas, inicialmente utilizadas pelos japoneses (algumas vezes o ágar é conhecido como gelatina japonesa), pois fora descoberta por eles. Essa substancia é utilizada  de várias maneiras, desde a alimentação, substituindo a gelatina comum, animal por ela e suplementação alimentar até em escala laboratorial, especialmente em pesquisas e laboratórios microbiológicas por ser feito com esse material o chamado meio de cultura (coleta de amostrar para verificar contaminação e crescimento de colonias de bactérias).

Como usar

Pelo ágar-ágar ter uma imensa quantidade de utilidades, veremos neste texto algumas formas de uso desse produto em suas utilidades diversas, primeiramente no quesito alimentação e posteriormente o uso em microbiologia.

2852381579 056e1490fc Como preparar a deliciosa gelatina vegetal ágar ágar

Via Flickr

Gelatina de frutas com ágar-ágar

Ingredientes
  • 1 colher se sopa de ágar-ágar
  • 3 xícaras de chá de água
  • 1 colher se sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de suco de fruta (à escolha) natural
  • 1 a 2 xícaras de frutas picadas
Modo de fazer
  1. Ferva a água já com a açúcar dissolvida;
  2. Com a água fervendo, adicione o ágar-ágar cozinhando por aproximadamente 10 minutos;
  3. Adicione as frutas, deixe por mais 3 minutos cozinhando;
  4. Retire do fogo e espere esfriar, então adicione o suco de frutas e leve à geladeira.
Como alimento, o ágar-ágar é muito utilizado graças à sua grande quantidade de vitaminas e minerais e seu baixíssimo teor calórico, muito indicado para pessoas que estão de dieta ou não podem fazer consumo de alimentos muito calóricos, e é também uma alternativa para aquelas pessoas que não consomem alimentos de origem animal.
5216591222 5642029596 Como preparar a deliciosa gelatina vegetal ágar ágar

Via Flickr

Como suplemento alimentar, o ágar-ágar pode ser encontrado em forma de cápsulas com conteúdo em pó. Seu uso é indicado para a pessoas com dietas especiais, em regime ou necessitem de reposição de grande quantidade de vitaminas, minerais entre outras substancias nutritivas importantes para o organismo, além de função levemente laxante e pode causar sensação de barriga cheia. O uso de tal suplemento assim como de todos os outros tipos de suplementos alimentares devem ser feito apenas com consentimento médico ou de profissionais que tenham receitado o mesmo, um uso desnecessário ou errado pode fazer mal à saúde.

O ágar é amplamente utilizado para cultivo de microrganismos, onde este é usado como principal matéria para o meio de cultura. Existem diferentes tipos de ágar para diferentes tipos de microrganismos, como por exemplo o ágar nutriente, ágar chocolate, ágar thayer-martin chocolate, entre outros.

Cada ágar possui um modo de preparo diferente. O ágar nutriente é o mais utilizado nos laboratórios de microbiologia, pois é o mais fácil de ser  preparado e é mais barato, seu procedimento se define em: pesar determinada massa e diluir em água, levar em manta aquecedora para melhor diluição, a solução é levada para autoclave afim de que seja esterilizada, depois a solução é colocada em placas de petri ou ainda em tubos de ensaio, no caso do tudo de ensaio, o mesmo deve ser colocado com inclinação de 45°, a partir disso basta deixar a solução esfriar para solidificar.

Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !