Como usar babosa nos cabelos


5043761029_6b7997152a

A Aloe succotrina, mais conhecida como babosa, é uma planta muito popular no Brasil devido as suas propriedades cosméticas e medicinais. A planta foi trazida da África e existe mais de 200 espécies no mundo inteiro, mas segundo especialistas apenas quatro são recomendadas para o uso em seres humanos.  No Brasil são permitidos apenas dois tipos de produtos fabricados industrialmente usando a babosa, os cosméticos e os remédios fitoterápicos. O termo é derivado da palavra baboso é uma referência à resina fabricada pela planta. Existem diversos produtos a base da babosa, porém algumas pessoas costumam aplicá-la diretamente nos fios.

A babosa é usada para hidratar os cabelos e é especialmente recomendada para aqueles fios quebradiços e ressecados. A sua aplicação é mais fácil do que parece.

5155128615 10c40842fb Como usar babosa nos cabelos

Via Flickr

Ingredientes:

  • Folhas de babosa (a quantidade vai depender do tamanho e da quantidade de cabelos, mas em médias duas são suficientes).

Passo a passo

  1. Lave muito bem as folhas da babosa, é importante que todos os resíduos que possam contaminar a planta sejam retirados.
  2. Retire todo o extrato das folhas, esse material também é conhecido como a “baba” da planta devido a sua textura.
  3. Coloque essa baba no liquidificador, bata por alguns minutos até formar uma massa pastosa.
  4. Coloque uma quantidade da palma das mãos e aplique nos cabelos começando na raiz até a ponta, vá colocando mais quantidade se necessário até que todos os fios estejam cobertos com a mistura.
  5. Repita a massagem por alguns minutos, coloque uma touca térmica ou envolva com folha de alumínio e espere o creme agir por pelo menos 30 minutos.
  6. Lave normalmente o cabelo com o xampu da sua preferência até que todo o produto tenha sido retirado completamente.
6185855920 71d7e22111 Como usar babosa nos cabelos

Via Flickr

Dicas:

  •  Faça a massagem com a babosa pelo menos de 15 em 15 dias para que os seus fios estejam sempre hidratados, os fios sofrem muitas agressões diárias, seja com a mudança do clima, seja com o uso de secadores e chapinhas, então é fundamental manter a hidratação em dia.
  • Complete o tratamento usando xampu e condicionar que sejam adequados para o seu tipo de cabelo, ou seja, se os seus fios forem secos ou normais escolha aqueles produtos que sejam feitos para você.
  • O uso de cremes de massagem também é muito recomendado, principalmente para proteger os seus fios.
  •  A hidratação caseira não substitui aquela feita nos salões de beleza, pois essas são mais concentradas e profundas. Nos salões os profissionais utilizam produtos diferenciados, o que permite que os fios fiquem ainda mais bonitos.
2610708093 a4e06ffc31 Como usar babosa nos cabelos

Via Flickr

  • A essência da planta também pode ser misturada com os cremes de hidratação, tanto para os cabelos quanto para a pele.
  • A babosa também é usada contra a queda de cabelo, pois quanto mais hidratados os cabelos estiverem, mais saudáveis eles serão, isso os deixa mais fortes e saudáveis, evitando, portanto a queda excessiva dos cabelos, lembrando que é normal que alguns fios se soltem diariamente.

A babosa é muito usada em todo o mundo, sendo que ela pode ser comprada em feiras ou casas especializadas em plantas, escolha um pé bem bonito e aproveite as suas vantagens. Boa sorte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post