Como usar betume para conservar e decorar madeiras


4691305405_fe8202656e

O betume é uma substância mineral, constituída de hidrogênio e carbono muito utilizado na vedação de fendas em madeiras e na composição de asfalto. Muitos chegam a confundir o betume com petróleo, porém, esta substância provém do petróleo e é adquirida através da  destilação do mesmo.

Betume – Definição

Defini-se betume como uma mistura sólida, de consistência pastosa ou líquida, proveniente de compostos químicos chamados hidrocarbonetos, que surgem na natureza através do processo de destilação do petróleo.

O betume é uma substância inflamável de coloração preta e bastante pegajosa, constituído de vários compostos presentes no petróleo. Através desta substância obtêm-se o verniz, utilizado em madeiras para dar brilho e durabilidade ao material; massas de revestimento e bases para pinturas da construção civil.

1351115172 03da054909 Como usar betume para conservar e decorar madeiras

Via FLickr

A utilização do betume também pode ser notada na pavimentação de ruas, constituído de resíduos destilados do petróleo sem aditivos. Conhecido como “piche” o betume possui múltiplas funções e pode ser utilizado tanto por profissionais da área civil como por pessoas que desejam fazer algum tipo de reforma em sua residência.

Entre as indicações de uso do betume está o tratamento e conservação de materiais feitos de madeira (cadeiras, mesas, portas, bancos, janelas, cercas, etc) e trabalhos artesanais. Esta substância tem o poder de prolongar a vida útil dos materiais á base e madeira e protegê-los das ações destrutivas dos cupins.

 

Como usar Betume

Para utilizar o betume corretamente você irá precisar de:

  • 1 quantidade de betume;
  • 2 quantidades de Aguarraz;
  • 1 pincel redondo e fino.

Madeiras: Utilizado para dar mais cor de forma natural á madeira, o betume é excelente para a pintura de batentes de portas, móveis de madeira, caixas e veleiros.

  1. Passo – Mistura: Em um recipiente, misture uma quantidade de betume com duas de Aguarraz (sempre nesta proporção) e dilua bem.
  2. Passo – Aplicação: Escolha um pincel adequado para o trabalho que deseja executar. Para a pintura de objetos pequenos, use pincéis macios e pequenos e para a pintura de materiais maiores, faça uso de um pincel maior e grosso. Passe as cerdas do pincel na mistura já pronta e aplique-z sobre o material á ser pintado, com movimentos suaves de vai-e-vem. Desta forma, o betume irá entrar pelas fissuras da madeira, preenchendo-a totalmente com a substância. Tome cuidado para não deixar imperfeições entre uma pincelada e outra.
  3. Passo – Finalização: Após fazer a aplicação do betume no material, descanse o pincel sobre um jornal e deixe suas cerdas descansarem em um recipiente com Aguarraz para não endurecerem. Espere meia hora até a solução secar antes de entrar em contato com o material. Você perceberá o brilhante natural após a aplicação e caso queira diminuir a quantidade de brilho, basta passar no material seco uma camada de verniz acetinado.
3499068964 b8a80db414 Como usar betume para conservar e decorar madeiras

Via Flickr

O aspecto que se têm, após a utilização do betume, é de que o material ficou mais velho, com aparência antiga ou clássica, ideal para artesanatos e móveis antigos. Porém, esta característica desgastada é presente apenas na estética, porque na qualidade, os materiais revestidos de betume irão durar mais tempo e serão protegidos de cupins e outros tipos de danificação natural.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !