Como usar caderno de caligrafia


Caligrafia

Qual a pessoa alfabetizada nunca utilizou um caderno de caligrafia nos primeiros anos de colégio? Principalmente para os estudantes dos anos 70, 80 e 90 este material escolar era um dos mais importantes na lista de utilidades durante o ano letivo, servindo de guia às crianças em função de uma escrita mais bonita. Muitos estudantes repudiavam o caderno de caligrafia, por acharem a repetição de letras muito monótona ou por não conseguirem uma escrita tão impecável quanto a que as professoras faziam para repetição. Porém, o intuito deste material didático é exatamente o de auxiliar os estudantes e demais pessoas para a conquista de uma caligrafia mais harmônica através da execução de exercícios e atividades didáticas. Você sabe como usar corretamente o caderno de caligrafia?

121 Como usar caderno de caligrafia

 Leo Fung/Flickr

Caderno de Caligrafia: Ele é importante?

É certo que a educação escolar modificou-se bastante no início dos anos 2000. Antigamente não existiam tantas tecnologias capazes de substituir livros, canetas e cadernos visto que atualmente a maioria das tarefas, pesquisas e trabalhos escolares são feitos através da internet. Talvez as crianças de hoje em dia nem saibam o que é um caderno de caligrafia ou qual a sua utilidade durante a aprendizagem da língua portuguesa. Este material didático era de uso obrigatório para os estudantes que precisavam escrever corretamente, para tirarem boas notas nesta disciplina, uma das mais importantes e difíceis, principalmente quando se fala em redação.

O caderno de caligrafia é um guia bastante simples e proveitoso no aprendizado escrito e interpretativo de nossa linguagem. Através dele, a pessoa conhece as letras, suas associações e pode reproduzi-las de acordo com suas variações, como letras maiúsculas e minúsculas.

122 Como usar caderno de caligrafia

Pascal Maramis/Flickr

Como usar o Caderno de Caligrafia

O caderno de caligrafia tem o intuito de auxiliar e guiar o estudante na elaboração de uma caligrafia legível e esteticamente bonita, pois uma escrita que apresente estas qualidades é bem avaliada pelo mercado de trabalho e atrai boas oportunidades. Ao adquirir este material, o estudante se deparará com um caderno diferente do convencional. Ele vem todo preenchido de imagens e letras encaixadas perfeitamente nas linhas. Cada folha é dedicada a uma letra do alfabeto, escrita de quatro formas diferentes: à mão (maiúsculas e minúsculas) e de forma (maiúsculas e minúsculas). Nas páginas também existem figuras que representam as letras, tudo isso bem ilustrado para atrair ainda mais a atenção do aluno.

123 Como usar caderno de caligrafia

muffinn/Flickr

Usar o caderno de caligrafia é uma atividade bem simples. Tudo o que o aluno deve fazer é passar o lápis sobre a escrita original e tentar repeti-la várias vezes nas linhas à sua frente. É importante que o aluno esforce-se o máximo possível para imitar a letra original e não desista caso sua caligrafia saia um tanto quanto diferente do esperado. Nas linhas mais  abaixo existirão palavras iniciadas com a letra correspondente. O aluno deverá reproduzi-las o mais semelhante possível, contornando primeiramente a original e fazendo sua própria caligrafia nas linhas seguintes.

124 Como usar caderno de caligrafia

Evelyn Saenz/Flickr

Desta forma, pouco a pouco, o aluno conseguirá associar letras e imagens e desenvolverá técnicas de escrita mais legível, tornando-se um dominador da escrita de sua língua através da teoria aliada à prática.

(Imagem destaque: Damiao Santana/Flickr)