Como usar coletor de urina infantil


4216550621_d4586653f7_b-F550x450

As infecções do trato urinário são uma importante causa de morbidade aguda e crônica em crianças. Complicações em longo prazo incluem a hipertensão e diminuição da função renal causada por cicatriz renal. O diagnóstico preciso desta doença em crianças é necessário para assegurar a terapêutica adequada e acompanhamento para aqueles que precisam, além de evitar a terapia desnecessária, internação hospitalar, e posterior avaliação em pessoas que não precisam.

3284024391 c2ef5d56ff b F550x450 Como usar coletor de urina infantil

Via creativecommons

A maneira pela qual a urina é recolhida e processada antes de ser cultivada pode afetar a validade do resultado de cultura. Por isso veremos agora como usar coletor de urina infantil de maneira adequada.

Exame de Urina em Crianças

As crianças que são treinadas a urinar nos toaletes podem fornecer amostras de urina anuladas. As amostras de urina de crianças que não são feitas no toalete por amostras de vidro podem ser obtidas sem perigo de contaminação por: amostras BAG aspiração suprapúbica da bexiga (SPA), ou cateterismo vesical transuretral (TUBC).

5835135777 150c836268 b F550x450 Como usar coletor de urina infantil

Via creativecommons

SPA e TUBC são invasivos, mas são as únicas maneiras válidas para coletar a urina para a cultura de crianças com febre menores de dois meses de idade e crianças mais velhas com uma febre inexplicável, com pelo menos dois anos de idade, e doentes o suficiente para merecer a terapia antimicrobiana imediata.

Bolsa coletora

A prática de obtenção de amostras de urinasem contaminação pelos sacos para a equipe médica e os pais é a melhor, porque não é invasivo. No entanto, ela não deve ser utilizada para obter as amostras de urina para a cultura. Deve ser recolhida de forma apropriada  em um saco sem contaminação, fazendo uma adequada limpeza, higienização e secagem do períneo, antes da aplicação do saco.

A remoção imediata do saco após a urina é anulada, com tratamento rápido da urina. Para bebês e crianças pequenas, a bolsa coletora de urina é aderida à pele ao redor da área uretral. Uma vez que a coleta estiver concluída, a urina é vertida num copo de colheita ou transferida diretamente para um tubo de vácuo com uma palha de transferência.

A urina coletada a partir de uma fralda não é recomendada para testes de laboratório já que a contaminação do material da fralda pode afetar os resultados. As culturas de amostras de urina obtida por saco esvaziado limpo tÊm uma taxa inaceitavelmente elevada de falsos resultados positivos em comparação com os espécimes cateterizadas.

Noções básicas de Colheita e Manuseio de teste de urina

Colheita de cateter:

Este procedimento é realizado assistido quando um paciente está acamado, ou quando não pode urinar de forma independente. O profissional de saúde insere um cateter de Foley na bexiga através da uretra para coletar a amostra de urina. (As amostras também podem ser coletadas através de um cateter de foley existente.) Estas amostras podem ser coletadas diretamente de um foley em um tubo de vácuo ou transferidos de uma seringa em um tubo ou copo.

Espécime de aspiração suprapúbica

Este método é usado quando um paciente acamado não pode ser cateterizado quando um material estéril é necessário. A urina é recolhida por aspiração com agulha através da parede abdominal para dentro da bexiga da criança.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !