Como usar farinha berinjela


3060004604_3748864f30

Essa hortaliça de fácil cultivo, principalmente nos trópicos, pode ser plantada o ano todo em regiões onde o clima é quente. Já no hemisfério norte, a época de plantio vai apenas de setembro a fevereiro. É um alimento rico em fibras, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, proteínas, alcaloides e e vitaminas A, C, B 1, B 2 e B 5.

Além de oferecer uma série de opções na culinária, como: salada, torta, berinjela recheada, suflê, lasanha, cuscuz e tantas outras, ainda proporcionam muitos benefícios ao organismo: ajuda no emagrecimento, pois dá a sensação de saciedade, diminuindo o apetite e também no tratamento contra pressão sanguínea alta, arteriosclerose, reumatismo, artrite, inflamações, diabetes, problemas cardiovasculares, funcionamento do intestino e dos rins, redução do colesterol ruim, melhora das defesas do organismo e da visão. A casca da berinjela possui substâncias que ajudam na prevenção de câncer. É mesmo um pacote de benefícios por preço baixo.

800px Farinha Mandioca Como usar farinha berinjelaFernando Santos Cunha Filho/Wikimedia Commons

Farinha de berinjela

É feita com a desidratação da hortaliça e, consequentemente, tem os seus minerais e nutrientes concentrados. É uma ótima opção para quem não aprecia o sabor da berinjela e uma grande aliada em dieta de emagrecimento, pois contém grande concentração de fibras.

Se você consumi-la corretamente, é possível perder em torno de cinco quilos em apenas um mês. Porém, a dieta com farinha de berinjela deve ser acompanhada de uma alimentação saudável, rica em nutrientes e pobre em calorias e atividade física.

Como fazer

Ingrediente:

  • 1 kg de berinjelas.

Preparo:

  • Corte as berinjelas em pedaços finos e com cascas. Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 200 graus até que fiquem bem  secos e crocantes (em torno de duas horas).
  • Bata no liquidificador, até transformar-se em um pó, parecido com farinha de mandioca.
  • Guarde em pote bem fechado, em lugar arejado e longe da luz. Tem validade de um ano, mais ou menos. Um quilo de berinjelas rende 100 g de farinha.

51929205 70dfc30c26 Como usar farinha berinjelaeffe8/Flickr

 Como usar a farinha de beringeja

  • Use duas colheres (sopa) duas vezes ao dia. Essa quantidade deve ser respeitada, pois o seu consumo em excesso pode colaborar com o envelhecimento da pele.
  • Consuma sempre com vitamina, suco, iogurte, caldo, sopa ou qualquer outra refeição. Coloque duas colheres no iogurte ou suco e tome no café da manhã. No jantar, polvilhe duas colheres junto com a comida. Se preferir, ao invés de usar no café da manhã, pode ser no almoço. Após o seu consumo, é aconselhável comer uma fruta cítrica, rica em vitamina C, para potencializar o seu efeito e combater os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele.

7138331135 97042c0e21 Como usar farinha berinjelaturismobahia/Flickr

 Dicas

  • Ao comprar berinjelas, escolha as que estejam com a estrutura firme, a casca brilhante e sem furinhos. A berinjela velha não contém todas as propriedades nutricionais e os furinhos indicam a presença de lagarta.
  • A berinjela reduz o teor de gordura absorvido pelo organismo, é rica em água, possui poucas calorias e ajuda a reduzir a gordura localizada. Apesar de rica em sódio, pode ser consumida por pessoas que têm hipertensão.
  • A farinha de berinjela também pode ser comprada já pronta, em lojas de produtos naturais.

Como emagrecer e manter-se magra é o que toda pessoa busca, até para uma melhor qualidade de vida e autoestima, é importante que essa luta contra a obesidade seja de forma saudável, através de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, consumo de dois litros de água por dia, pelo menos e prática de atividade física.

Emagreça com saúde e seja feliz!

(Imagem Destaque:  Eran Finkle /Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !