Como usar loção minoxidil


3096324099_3b849936a8

Minoxidil é uma famosa loção para combate à queda de cabelo, bem como recuperação dos fios perdidos. Sua função é revitalizar a raiz, estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo e normalizar o ciclo de vida do folículo.
Por um período era vendido apenas em forma de comprimidos e indicados especialmente a pessoas hipertensas por ser um eficiente vasodilatador.
Alguns pacientes que tomavam por conta da hipertensão, perceberam um efeito secundário que era o nascimento e crescimento de pelos e a partir daí então a ciência e a medicina iniciaram longo período de estudos e reformulação do produto e tem ajudado muita gente a resolver a questão da calvície, que é bastante ampla e complexa. Nem todos os casos são possíveis de resolver com o Minoxidil.
A fórmula das loções possuem entre 2 a 5% de Minoxidil e a recomendação depende de cada caso.Atualmente é possível encontrar em forma de origem em comprimidos e em loções para uso tópico e específico.

6401766097 1bb2e9391a Como usar loção minoxidil

Via Flickr

Como Usar

Após lavar e secar os cabelos, o paciente deve aplicar a loção diretamente no couro cabeludo na área afetada pela queda, seguida de massagem com as pontas dos dedos por pelo menos 30 segundos. Assegurando assim a completa penetração do produto no couro cabeludo.

Em alguns casos, o paciente usa uma vez por dia e em outros, duas vezes, de manhã e a noite para agilizar os efeitos do mesmo. Após a aplicação é imprescindível a eficaz lavagem das mãos, de forma que não fiquem resíduos, que podem causar desconforto se as mãos forem levadas aos olhos.

Ao aplicar o produto a noite, preferencialmente aplique menos 30 minutos antes de se deitar, para evitar que isso faria com que parte do produto fosse transferido para o travesseiro.

Como todo produto de uso tópico, o Minoxidil também não deve ter contato com nariz, olhos e boca, caso isso aconteça lave em seguida com água em abundância.

E mesmo sendo prescrito por médico, em caso de irritação, ferida, inflamação ou outro inconveniente no couro cabeludo, o produto deve ser suspenso e o médico comunicado, para devidas providências.

Contra indicações


Pessoas com irregularidade da pressão, gestantes ou menores que 18 anos recomenda-se outros métodos para a resolução da queda de cabelos, pois, assim como as causas são inúmeras, os efeitos colaterais nesses grupos de pacientes também podem ser indesejados.

 

Efeitos Colaterais


Os efeitos colaterais possíveis podem ser: crescimento e/ou nascimento de pelos no rosto, dores no peito, aceleração das batidas cardíacas, impertinente zumbido nos ouvidos, visão distorcida e nublada, tonturas e até desmaios, além de aumento de peso, inchaço de pés e mãos, alergia ou inflamação em qualquer parte do corpo, que possa ser associado ao uso deste medicamento.Em qualquer dessas situações, recomenda-se parar com a aplicação e procurar o médico que o prescreveu o mais breve possível.

6401800249 98ce82597f Como usar loção minoxidil

Via Flickr

Tempo de ação

O tempo de ação do Minoxidil se dá a partir do quarto mês de uso ininterrupto. Mas é a partir do decido mês que os resultados satisfatórios começam a ser notados.

Entre dez e quatorze meses após o inicio do tratamento, são obtidos os resultados máximos que o Minoxidil é capaz de oferecer quanto ao crescimento do cabelo. Em boa parte dos casos após 2 anos sem usar o minoxidil, a queda pode voltar, porque o minoxidil não cura a alopecia, apenas promove o nascimento/crescimento de cabelos.

Por essa razão, alguns médicos recomendam intervalos de 2 ou 3 meses a cada ano. Mas cada caso é um caso e só um médico, preferencialmente o dermatologista poderá saber o que é melhor para o seu caso.
Caso esqueça de aplicar um dia é inútil tentar recuperar no dia seguinte, basta continuar da mesma forma que vem sendo aplicado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !