Como usar máscara de silicone


mask

As máscaras de silicones são muito usadas em filmes, teatros, seriados de televisão, apresentações em geral e em festa a fantasia, especialmente no dia das bruxas e outras festas. A intenção da máscara de silicone é dar um efeito realista a um personagem, pois elas transformam a feição da pessoa que estiver utilizando a máscara. Existem algumas empresas que fabricam essas máscaras para comercializar para esse fim e elas podem ser reutilizadas. O silicone é muito mais durável do que as máscaras de borracha comum, por isso estão conseguindo uma boa parcela do mercado de acessórios de distorção da realidade. O importante é conseguir utilizar as máscaras adequadamente.

5717564831 38b462d02c z F550x450 Como usar máscara de silicone

Via Flickr

Os estilos das máscaras

Empresas sérias e que se empenham na fabricação de máscaras de silicone utilizam dois fatores para facilitar a vida do consumidor. Nas partes onde não exigem muita mobilidade é utilizado um silicone mais firme com melhor aderência e que se adapta bem ao formato desejado sem ser comprometido pelo aspecto do rosto. Por outro lado, para as partes onde haja algum movimento no rosto, como boca, orelhas, nariz, é usado um silicone mais macio para que os movimentos sejam bastante reais. Assim, ainda é considerado outros fatores, como a necessidade do movimento na máscara desejada.

Formas de uso

O uso da máscara vai depender da aparência desejada. Por exemplo, se quiser representar uma paralisia facial, talvez seja necessário usar a máscara mais firme por todo o rosto, pois uma paralisia indica a perda do movimento facial. Caso utilize a máscara que contenha o silicone mais macio para essa área, talvez não consiga o objetivo traçado. Por outro lado, se precisar representar sequelas de uma fratura em algum membro forte como a cabeça, é preciso usar o silicone mais macio para otimizar o aspecto realístico da encenação.

5718128024 1a941b4884 z F550x450 Como usar máscara de silicone

Via Flickr

  1. Para festas a fantasia, noite das bruxas ou brincadeiras entre amigos, existem máscaras de silicone que são muito fiéis ao formato e ao desenho do animal, da bruxa ou de algum personagem famoso o qual queira representar. Com essa máscaras, provavelmente você dará sustos nos amigos e terá um grande sucesso, pois a intenção dessas brincadeira, normalmente, é que não seja reconhecido quem está por trás das máscaras. Nesse caso as máscaras de borracha até competem com as de silicone. Esse tipo de máscara ficará muito afastada do rosto e sem seguimento nenhum, por isso não é indicado para fazer apresentações teatrais, a não ser que seja uma peça infantil ou que não se preocupe com o detalhe de fidelizar o personagem.
  2. No entanto, para apresentações em que se tem a intenção de fidelizar o personagem, é importante que se utilize o as máscaras de silicone que realmente exerçam os contornos necessários em cada detalhe do rosto. Somente assim poderá fazer uma cópia fiel do personagem escrito no roteiro da apresentação. O que acontece com essas máscaras é que se uma pessoa extremamente conhecida aparecer num ambiente familiar usando a máscara, não será reconhecida, a não ser que os trejeitos estejam muito na cara. 
  3. Amáscara é para o rosto, mas é possível utilizar partes de silicone em outras parte do corpo para representar machucados e outras aparências. O único problema dessas mascaras são o preço que pode ultrapassar os 1000 dólares.
Boa sorte e sucesso sempre.