Como usar o estepe na academia


bodystep

A diversidade de exercícios e aulas de ginástica tem transformado as academias Brasil á fora em um ambiente cada vez mais procurado por grande parte da população. Sabemos que todos nós precisamos cuidar do corpo, que o sedentarismo e a obesidade são os “maus do século” e que ninguém conquista a silhueta perfeita sem levantar-se do sofá e iniciar uma seção de treinamento aeróbico.

Mas o que antes parecia “cansativo”, “metódico” e “manjado” nas academias, através do levantamento de peso ou do treinamento repetitivo e exaustivo, hoje é mais leve, mais dinâmico e prazeroso aos praticantes que são mais “interativos” e aqueles que buscam resultados á curto prazo. A revolução veio através de uma aparelho simples, pequeno, que mais se parece com um “degrau de escada”. Falemos agora da origem, dos benefícios e de como utilizar o “Step” de forma correta na academia.

Step – Origem:

Segundo profissionais da área de educação física, o step foi criado nos Estados Unidos, por uma ex-ginasta chamada Gin Miller. Após sofrer um desligamento em um dos joelhos, ela teve de dar um tempo nos treinos e passou a fazer seções acompanhadas de fisioterapia para retomar os movimentos naturais e necessários á sua profissão.

aula step 2 300x233 Como usar o estepe na academia

Via Flickr

Em um dos exercícios listados pela equipe que a acompanhava, havia um em que ela devia subir e descer escadas e Gin, uma atleta experiente, logo foi sagaz e viu neste simples movimento uma boa opção para aulas de aeróbica, pois sentia os músculos da perna e glúteos serem trabalhos efetivamente. Gin passou esta técnica para outros profissionais da área fitness e logo uma empresa viu naquele exercício uma lucrativa oportunidade e inventou assim o step, de forma materializada em uma espécie de banco compacto e antiderrapante.

Step – Benefícios:

A prática do step é considera um exercício aeróbico, ou seja, indicado para a perda de peso e medidas, pois o praticante irá utilizar mais resistência do que força na execução desta modalidade.

Ao tornar-se adepto deste treinamento, o individuo beneficia-se com mais fôlego, pernas e glúteos definidos e melhora a capacidade pulmonar, pois o praticante irá movimentar o corpo totalmente e trabalhará músculos tanto das pernas, como também dos braços e abdômen.

É muito importante, antes de comprar este equipamento e utilizá-lo autonomamente (sem acompanhamento de um personal trainer), o interessado consultar um médico e constatar se possui algum problema interno que o impeça de praticar algum tipo de exercício físico, aeróbico ou anaeróbico.

Step – Como Utilizar:

  1. Posicione o step em uma base reta e faça um alongamento prévio antes de iniciar os exercícios. Como se estivesse subindo em uma escada, eleve uma perna sobre o step e impulsione o corpo sobre o aparelho. Volte esta perna no chão, elevando a outra perna, repetindo o movimento de “sobe e desce” consecutivamente. Faça séries deste exercício para não causar impactos nas articulações e comece com poucas repetições, aumentando conforme for adquirindo mais resistência e capacidade cardiovascular. Inicie fazendo três séries com as seguintes quantidades de repetições: 30 – 20 – 15, dando um intervalo de um minuto entre as séries.
  2. Com a evolução e a experiência no aparelho, dificulte um pouco mais este exercício e passe a trabalhar, de forma mais intensificada, os músculos da coxa e dos glúteos. Coloque caneleiras em ambas as pernas com cargas que você suporte ou segure, em cada uma das mãos, um altere condizente com sua capacidade física. Suba e desça da plataforma com estes “adicionais” que lhe darão mais resistência e trabalharão ainda mais os seus músculos, fazendo com que eles cresçam e fiquem mais aparentes em sua estética. Faça três séries: 30 – 20 – 15 e dê um minuto de descanso entre elas.
  3. Você poderá, também, incluir outros grupos musculares nas aulas de step. Coloque uma música bem agitada, e, fazendo os movimentos básicos, use alteres para trabalhar os bíceps, tríceps, costas e peitoral, alterando a elevação deste grupos musculares conforme a perna que está sendo elevada ao step. A dica é programar um treino bem dinâmico e divertido, onde você poça exercitar-se com eficiência, sem com isso desgastar-se com a sobrecarga de pesos presente em outras modalidades, como a musculação por exemplo.

Dicas:

  • Use um tênis confortável, um shorts ou calça leg para facilitar nos movimentos e não se esqueça da garrafinha com água, pois a hidratação é muito importante, principalmente em exercícios cardiovasculares.
  • Mantenha, durante as repetições, os joelhos semi-flexionados, para evitar impactos nas articulações. Alongue as pernas antes e depois dos exercícios.
aula step 1 300x199 Como usar o estepe na academia

Via Flickr

Esta é uma excelente opção para quem deseja perder peso e entrar em forma mais rapidamente. Aliado á uma alimentação balanceada, o step é eficiente em seu propósito: Proporcionar mais resistência, capacidade pulmonar e saúde aos seus praticantes. Bons Exercícios e Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !