Como usar o goniômetro


1589540780_3c2c4e825d_z

O Goniômetro é um equipamento utilizado na medição e na verificação de elementos em forma semicircular ou circular graduada com ângulos de 180º ou 360º, sendo o goniômetro utilizado tanto para medir como para construir ângulos perfeitos.

Existem vários modelos de goniômetro como  o goniômetro simples, chamado de “transferidor de grau” usado para conferir medidas angulares mais simples. A menor divisão possível deste tipo de instrumento é de um grau, sendo possível verificar os ângulos agudo e obtuso presente em determinada figura/objeto.

Usa-se o goniômetro mais especificamente para medir o ângulo entre superfícies refletoras de um prisma, ou de um cristal. Os raios de luz são dirigidos sobre as superfícies do cristal, refletindo-se pelas faces. O ângulo entre os feixes refletidos então é medido, descobrindo-se assim a medida procurada como o goniômetro.

3179538762 00fd36d74d z Como usar o goniômetro

Via Flickr

O goniômetro é também utilizado por fisioterapeutas que, com o instrumento, medem a amplitude articular de seus pacientes conhecida como “goniometria”. Esta técnica serve como um diagnóstico capaz de expressar as medidas articulares, podendo o goniômetro, nesta área, variar de tamanho e formato, transmitindo com precisão as informações necessárias para identificar as capacidades fisicas dos indivíduos avaliados.

Na mecânica, o goniômetro serve para aferir e calibrar ângulos durante o processo de usinagem e também na confecção de peças. Sua precisão é muito grande pois possui uma régua giratória para que possa ser na superfície do ângulo a ser calculado.

De acordo com seu modelo, o goniômetro pode indicar valores como graus, minutos, segundos, décimos e centésimos de segundos sendo usado, por exemplo, como régua de luz, onde é possível verificar a passagem de luz entre a régua e a superfície.

4939705435 7091c7fdf8 z Como usar o goniômetro

Via Flickr

Como Usar o Goniômetro:

O goniômetro é utilizado na medição de ângulos de forma direta. Para descobrir a medida exata de um objeto é necessário utilizar o “cálculo de resolução”, que é usado em instrumentos de medição, assim como o paquímetro, e outros que usam o nônio. Para a leitura do nônio é usado o valor cinco minutos para cada traço presente no nônio.

A leitura do goniômetro é feita tanto no sentido horário como no sentido anti-horário. Os valores anteriores ao zero são o da escala fixa e os valores marcados após o zero são da escala do nônio lidos como minutos. Para não errar na leitura do goniômetro é importante verificar como está posicionada a escala fixa e constatar em que sentido ela está direcionada (horário ou anti-horário). Quando os traços das escalas fixas e do nônio coincidem, a leitura é unicamente de grau, não mencionando os minutos.

Para efetuar a leitura através do goniômetro encostre a lateral da haste do instrumento em uma das partes da peça e a base denominada meio circulo na outra extremidade da peça. Após adequar o objeto ao instrumento de medição, é necessário olhar na ponta da haste que aponta os graus resultantes.

Cuidados com o equipamento: Manter que o goniômetro possua uma vida útil longa, é preciso guardá-lo sem o contato direto com outras ferramentas em locais limpos e arrejados. Por ser o goniômetro um instrumento de precisão, para que sua utiliza não fique comprometida é imprescindível evitar quedas, atritos e choques que possam danificar funcionalmente o instrumento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !