Como usar o método científico


5888647018_19318ce519

O método científico possui uma metodologia para ser seguida em busca da obtenção de conhecimento classificado como científico, ou seja, algo que se torne um conhecimento novo em caso de nunca ter sido testado ou para averiguar a validade dos conhecimentos existentes. A ciência faz uso deste método para alcançar novos conhecimentos ou testar conhecimentos já tidos como conhecidos quando do surgimento de novos fatores e hipóteses de forma que possa avançar no conhecimento já obtido, corrigi-lo no caso de erro nos cálculos e procedimentos de forma a torna-lo maior e mais amplo ou mesmo refutá-lo de todo devido a novas evidências.

A metodologia científica se trata de um passo a passo que pode ser seguido de forma geral por qualquer que seja o ramo do conhecimento humano tanto nos tidos científicos como nos não-científicos como os filosóficos e religiosos, por exemplo sendo que os passos podem ser diferentes entre os científicos e não-científicos.

O método científico possui 4 elementos que visam a qualificação do conhecimento:

800px A pair of Researchers at The National Archives1 Como usar o método científicoThe National Archives (UK)/Wikimedia Commons

  • Caracterização
  • Hipóteses
  • Previsão
  • Experimentos

Como usar

  1. A caracterização nada mais é do que a observação daquilo que será o objeto de estudo para tomar conhecimento de suas medidas e qualificações através dos sentidos e principalmente com as ferramentas necessárias, uma vez que os sentidos humanos não são absolutos e podem iludir o observador de forma a furtá-lo da realidade em si do objeto.
  2. Com a observação segue-se a descrição do objeto estudado para especificar o que poderá ser verificado. Uma dica é relacionar todos os pormenores como pesos, altura largura, temperatura, material que possui, consistência, enfim, tudo o que possa ser medido e qualificado.
  3. Uma vez observado e descrito, deve-se criar as hipóteses sendo que só continua no procedimento aquelas que são válidas na dimensão temporal no passado, presente e futuro.
  4. Na sequência, realizar-se-á os experimentos que precisam ser totalmente sob controle com utilização das técnicas e das ferramentas necessárias em relação ao objeto e suas qualificações e medidas para que se garanta resultados verdadeiros sem qualquer aspecto que possa iludir seus resultados. Logo, os testes devem levar a um resultado e deve-se testar o contrário deste resultado de forma que tanto possa se afirmar e refutar os resultados o que afirmará que pode ser testada e seus resultados sejam verdadeiros.
  5. A tudo isso segue-se toda a teoria dos procedimentos e descrição do passo a passo do experimento com a apresentação das causas identificadas que precisam estar concordantes com as observações realizadas que também precisam estar correlacionadas entre si para levar as evidências dos procedimentos. Evidências essas que devem acarretar relação de causa e efeito. Os efeitos precisam ser antecedidos pelas causas.

Researchers review documents Como usar o método científicoRhoda Baer/Wikimedia Commons

Na verdade é tudo lógica aplicada nos procedimentos e dessa forma busca-se testar os conhecimentos para refutá-los ou confirma-los. Cada ramo do conhecimento possui as suas ferramentas e cada objeto possui as suas características peculiares e possuir conhecimentos em vários ramos da ciência pode facilitar os procedimentos para que se chegue aos resultados verdadeiros testáveis e verificáveis por qualquer pessoa de forma a se alcançar a causa e efeito dos fatos e dos objetos.

O método científico tem sua origem em nos pensamentos do filósofo Descartes e a parte prática foi desenvolvida pelo inglês Isaac Newton. A partir de então a ciência de forma geral se desenvolveu expandiu de forma nunca antes vista os conhecimentos no mundo.

Com o método científico o interessado pode fazer valer suas experiências para provar algum conhecimento já existente e principalmente aplicar em conhecimentos novos, em estudos de novos objetos ou dos mesmos já estudados sob uma nova perspectiva ou evidência que venha a surgir. Basta seguir o passo a passo da metodologia e boa sorte.

(Imagem Destaque: Canadian Light Source synchrotron/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !