Como usar o Microsoft Power Point


800px-FEMA_-_33523_-_Contractor_at_a_computer_in_California_watching_mobile_home_progress

Quem nunca se encantou com uma bela apresentação no Power Point? São centenas de efeitos e belas imagens pulsando na tela de seu monitor, sem contar a beleza da interatividade que esse sistema oferece. E mais que ver belas apresentações, a maioria das pessoas querem faze-las.

Apesar de toda a beleza e recursos, o Power Point é mais que uma ferramenta de slides “bonitinhos”. Com esse programa, você poderá fazer apresentações educativas, empresariais, apresentar projetos e também, porque não, espalhar mensagens pela internet. Apesar da beleza do programa, muitas pessoas tem receio de explorar seus recursos e fazer suas próprias apresentações.

Vamos ver agora os primeiros passos para quem quer usar o Power Point.

4604616022 ea814ed1df Como usar o Microsoft Power PointMike Licht, NotionsCapital.com/Flickr

Como usar o Power Point

  • O Power Point faz parte de um pacote de programas conhecido como Office, que até a data deste artigo está em sua versão 2013. Para saber se você tem o Power Point em seu computador, clique em Iniciar (o botão esférico com a bandeira do Windows em algumas versões), todos os programas, Microsoft Office. No Windows 8, o programa deve aparecer já na tela do mosaico inicial. Dica: Quando clicar em “Iniciar”, digite na caixa de pesquisa o nome do programa.
  • Quando abrir o Power Point, inicie um novo arquivo, se ele já não estiver aberto. O primeiro slide é o seu cartão de visitas. Em apresentações profissionais, esse slide deve conter o nome da apresentação (ou a que se refere) e o seu nome e contato. Se não tiver muita experiência, utilize as caixas de texto que já vem disponíveis no slide para você inserir o título e descrição.
  • Se quiser adicionar uma nova caixa de texto, clique na guia “Inserir” e depois em “Caixa de texto”. Nesta mesma guia, você poderá inserir imagens de seus documentos. Basta clicar na guia “Inserir” e depois em “Imagens”.
  • Se quiser alterar o pano de fundo dos slides, basta clicar com o botão direito em uma área vazia do slide e depois em “formatar plano de fundo”. Abrirá uma janela com opções para alterar para uma cor sólida, gradiente, imagem ou outras opções da versão que está usando.
  • Ao terminar de editar um slide, você poderá adicionar outro, clicando na guia “Página Inicial” ou “Inicio”, conforme a versão, e em seguida “Novo Slide”. Dica: Para que o slide venha em uma formação adequada para o que você pretende fazer, Clique na setinhas junto ao ícone “Novo slide” e escolha a melhor formatação para você.
  • Não tem paciência ou tempo para fazer um design mais elaborado para o seus slides? Use um tema. O Power Point, utiliza um sistema de temas que configura todos os seus slides, criados e os que serão criados, a virem com a formatação que você escolheu. Vá na guia “Design” e logo você verá vários temas disponíveis para ser escolhido. Clique no ícone do slide com o tema que você deseja e toda a sua apresentação será colocada em um único tema.
  • No momento de salvar sua apresentação, você terá várias opções. Vá é “Arquivo”, “Salvar como” e clique em procurar. Escolha um nome e local para salvar seu arquivo, e em “Tipo” escolha “apresentação do Power Point” para poder continuar editando mais tarde, ou em “Apresentação de Slides do Power Point” para que ela seja executada assim que clicarem nela.

800px PowerPoint 2013 Como usar o Microsoft Power PointBenBen1234/Wikimedia Commons

Dica

  • Sempre que quiser testar a apresentação, aperte F5 em seu teclado para executá-la.

O Power Point é uma ferramenta com grande potencial e centenas de recursos. Não tenha medo de fazer testes e experiências com o programa. É mexendo que a gente vai aprendendo.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: Susie Shapira/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !