Como usar o prumo de centro


294777464_08bbc32128

Instrumento indispensável na construção civil, o prumo de centro é bastante semelhante á um pião (brinquedo), possuindo uma corda e um objeto nela acoplado para medir o ponto vertical de uma parede ou portal.

Conhecendo o Prumo de Centro

Desde o início do século XIX o prumo de centro já era utilizado para que fosse possível verificar a verticalidade das construções residenciais e industriais. Esta é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas de todos os tempos, principalmente por profissionais que dependem diretamente de sua precisão e indicação (pedreiros, carpinteiros, construtores, etc) para executarem com qualidade suas atividades.

5984413544 cab25d68f5 Como usar o prumo de centro

Via Flickr

O prumo de centro é fundamental para que a estabilidade na instalação de portas, janelas, elétrica e na construção de paredes seja alcançada, deixando a construção e os trabalhos de alvenaria sempre aprumados. Esta ferramenta foi criada em associação á um triângulo isóceles, que possui marcação ao meio e tem a função de marcar o nível de uma base ou objeto.

Encontrado nas lojas de material de construção e hipermercados, o prumo de centro é fabricado á base de dois tipos de duas matérias primas: madeira e metal para oferecer toda a precisão que este equipamento precisa produzir.

Funcionalidade

Existem dois tipos de prumo com ações diferentes na construção civil. O prumo de face, que pode ser reconhecido como prumo de parede, tem a função de mostrar ao construtor se a parede construída ou em construção está totalmente aprumada, em linha vertical.

O prumo de centro ou prumo pião, como é conhecido, determina a linha vertical de acordo com a necessidade do usuário, partindo de um ponto indeterminado para a comparação entre um plano horizontal com o outro. Para perceber quando o ponto é encontrado através do prumo de centro é fácil: Basta observar sua ponta. Se ela ficar reta e alinhada, com o cordão esticado, isto significa que a base está aprumada.

Além destes tipos de prumos, ainda existem os óticos e á laser que são manipulados por profissionais qualificados na área da construção cívil e utilizados em obras gigantescas de ordem comercial.

Como usar o Prumo de Centro

  • Antes de verificar o prumo, é necessário bater o nível do local com uma mangueira para encontrar o ponto de medição correto. Basta encher uma mangueira de nível com água, colocar uma ponta em uma extremidade e com a outra, encontrar o nível exato que será à base da utilização do prumo.
  • Na instalação de portas, encoste a parte de madeira que está no cordão junto á lateral do portal, deixando a parte pesada suspensa logo abaixo. Agora, perceba se a parte suspensa está rente ao portal e bem alinhada. Repita essa atividade do outro lado do portal, esperando para ver se o mesmo resultado anterior será obtido.
  • Caso seja, isso quer dizer que a base de instalação está aprumada e você terá as coordenadas para suas atividades posteriores. Para manipular o prumo de centro, basta segurar na parte que está presa entre a corda e o prumo e utilizá-la para encontrar o ponto correto de ação em uma parede, portal ou construção adjacente.
5155550819 9c1c9780a6 Como usar o prumo de centro

Via Flickr

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post