Como usar o Terrômetro


2911922978_a42b180ec3_z

Você sabe o que é um Terrômetro? Já ouvir falar dele ou já o viu? E mais ainda, sabe com utilizar este equipamento? Não? Então tudo bem, porque apartir de agora você saberá o que é e para que serve um Terrômetro.

Um Terrômetro é um instrumento utilizado para medir a resistência da terra, sendo suas funções tanto para a medição de resistência de aterramento quanto para medir as tensões que são geradas pelas correntes parasitas do solo. Este equipamente é utilizado em áreas industriais, edifícios, residências e outros tipos de construção, possibilitando a verificação do nível de aterramento terreno e suas condições para construção e utilização.

O terrômetro possui dois modos de funcionamento: “Push-On”, onde, através de uma chave ele é iniciado ou ainda de forma automática, onde um relógio digital desliga o aparelho após cinco minutos, sem a necessidade de comandos manuais Ele é transportado em uma maleta que serve tanto para proteger, quanto para transportar com praticidade o equipamento.

2514906657 73486472a9 z Como usar o  Terrômetro

Via Flickr

 

Por ser um aparelho de precisão, o terrômetro deve ser bem concervado para que não haja danificação em sua vida útil. A leitura com este equipamento deve ser feita por uma pessoa habilitada e conhecedora do produto.

Como utilizar o Terrômetro:

Antes de utilizar o terrômetro, siga algumas regras de conservação e manuseio.

  • Verifique as pilhas (se estão corretamente encaixadas);
  • Veja se a seleção está na função adequada á tarefa;
  • Respeite as escalas de medição e não utilize o terrômetro em áreas com circutito elétrico ativo;
  • Não deixe o terrômetro por um período de tempo muito longo exposto ao sol e, quando não o estiver utilizando, retire as pilhas, para poupar energia;
  • Não entre em contato direto com o solo, quando estiver utilizando o terrômetro. Use calçados com poder de absorção e proteção contra correntes elétricas.
2514906647 c59f305f86 z Como usar o  Terrômetro

Via Flickr

 

Para medir a Resistência da Terra:

  1. Fixe as hastes na terra, com uma distância de cinco á dez metros uma da outra alinhadamente. Atente para a consistência da terra. Ela deve estar úmida para que não oscile durante a medição.
  2. Faça a conexão do pino verde do cabo de haste no borne E do terrômetro, ligue o pino vermelho no borne C e o amarelo no borne P. Agore conecte a “garra jacaré” de cor verde do cabo de teste na haste de terra que deseja fazer a medição; a “garra jacaré” amarela do cabo de teste na haste intermediária e a “garra jacaré” de cor vermelha no cabo de teste na haste auxiliar que estiver mais distante.
  3. Agora escolha, com a chave seletora, a função “-” escolhendo a escala “20-” e escolha a opção “Push On”. Veja o valor de resitência no visor do terrômetro.
  4. Se apenas o número 1 ficar acesso no aparelho deve-se mudar a escala para um maior valor. Ao finalizar a leitura, libere o comando “Push On” e desligue o terrômetro.
  5. Se desejar utilizar a função timer, pressione a função “Push On” e o botão “On” do timer. Isso possibilitará que o equipamento faça a leitura automaticamente em um tempo aproximado de cinco minutos e será desligado sem a necessidade de comandos manuais. Se você quiser desligar o equipamento antes de cessar o tempo, basta apertar o botão “Off”.
Sem título1 Como usar o  Terrômetro

Via Flickr

 

Para medir a Tensão da Terra:

  1. Fixe as hastes na terra, com uma distância de cinco á dez metros uma da outra alinhadamente. Atente para a consistência da terra. Ela deve estar úmida para que não oscile durante a medição.
  2. Faça a conexão do pino verde do cabo de haste no borne E do terrômetro e ligue o pino vermelho no borne C e o amarelo no borne P. Agore conecte a “garra jacaré” de cor verde do cabo de teste na haste de terra que deseja fazer a medição; a “garra jacaré” amarela do cabo de teste na haste intermediária e a “garra jacaré” de cor vermelha no cabo de teste na haste auxiliar que estiver mais distante.
  3. Agora escolha, com a chave seletora, a função “ACV”. Veja o valor da tensão na tela do terrômetro.

Tenha muito cuidado ao utilizar este equipamente. Deixe-o a cargo de alguém qualificado técnicamente e não se exponha á grandes riscos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !