Como usar panela elétrica


1474640826_e8ec457b55

A tecnologia chegou para facilitar a vida de muita gente, principalmente das donas de casa, chefes de cozinha e de todos que se aventuram na realização de pratos diferentes e receitas diferentes. A eletricidade pode ser explorada de diversas maneiras diferentes, inclusive para facilitar a vida de cozinheiros e cozinheiras de todas as partes. As panelas elétricas são uma revolução a parte na cozinha e proporcionam mais conforto e facilidade para quem deseja criar as mais variadas receitas.

No entanto, existem peculiaridades características de cada modelo que variam de acordo com a funcionalidade da panela. Por isso, fique atento às dicas apresentadas a seguir e aprenda como usar a sua panela elétrica da melhor maneira, evitando acidentes e criando pratos mais saborosos e sofisticados.

1337136787 48d391eafc Como usar panela elétricaweegeebored/Flickr

1. Segurança em primeiro lugar

Na cozinha, a preocupação com a segurança deve estar no topo da sua lista de prioridades. As panelas elétricas possuem um mecanismo que utiliza a energia elétrica e a transforma em calor, que é então distribuído no interior de maneira igual, o que faz com que os alimentos sejam cozidos de maneira mais prática e uniforme.

Caso haja dano físico à panela, o isolamento de segurança pode ser comprometido, causando acidentes como choques ou queimaduras graves. Para evitar que isso ocorra, procure sempre evitar a exposição ou mergulho da panela elétrica direto em água, remova sempre a parte interna de alumínio e lave-a separadamente. Caso seja necessário limpar os mecanismos elétricos, faça isso com a panela desligada da tomada e utilize sempre um pano úmido com água e sabão.

2. Conheça o modelo mais adequado para as suas necessidades

Existem vários modelos de panelas elétricas, um para cada finalidade. Algumas são ideais para cozinharem arroz, legumes ou carnes, já outras, são especiais para grelhados, e existem ainda modelos de panelas de pressão elétricas, que possuem a mesma finalidade das panelas de pressão comum. Todas elas possuem o mesmo princípio; a energia elétrica passa por um conjunto de resistências que acabam por gerar calor, que é então distribuído no fundo da panela. Por isso, basta conhecer as suas necessidades e adquirir uma panela de seja adequada ao tipo de alimento que pretende cozinhar.

3. Aprenda a usar os modelos mais comuns de panela elétrica

3600096477 fdab35e516 Como usar panela elétricaMonica Arellano-Ongpin/Flickr

Para cozinhar arroz, legumes ou carnes fora da pressão, adicione os alimentos até a metade da panela e cubra-os com água. Feito isso, ligue a panela e espere alguns minutos até que a água comece a esquentar. Adicione então o tempero desejado, misture bem e feche-a. Com o tempo, a água irá secar e a panela se desligará automaticamente.

4. Aprenda a utilizar a grelha elétrica

A grelha é uma panela bastante diferente das anteriores. A sua utilização não exige a adição de água e é ideal para a utilização com carnes, linguiça, salsichas e outros alimentos desse tipo. Para utilizá-la, no entanto, é fundamental adicionar uma camada de óleo ou azeite para evitar que os grelhados fiquem agarrados ao fundo. Feito isso, basta selecionar a temperatura mais adequada, tampar e esperar até que o alimento fique no ponto desejado.

De maneira geral, as panelas elétricas são uma grande ajuda para quem não possui tempo e nem pratica suficientes na cozinha. Então não perca mais tempo e comece hoje mesmo a preparar os melhores alimentos de maneira fácil e rápida!

(Imagem Destaque: 【J】/Flickr)