Como usar soda cáustica para desentupir


desencapa

O hidróxido de sódio, mais popularmente conhecido como soda cáustica, já faz parte da vida de muitas donas de casas na hora de resolver diversos probleminhas diários. É um componente cáustico usado em encanamentos e ralos, em geral, para desobstruí-los, já que esses locais acumulam uma grande quantidade de gordura e sebos diversos. Mas o uso doméstico não é a única maneira de utilizá-la: as indústrias usam o hidróxido na fabricação de detergentes, biodiesel, tecido, papel, entre outras coisas. É um produto químico altamente corrosível e que precisa ser manuseado com muito cuidado, para evitar que acidentes possam ter resultados graves.

desen6 F550x450 Como usar soda cáustica para desentupirJill47/ Flickr

Aprenda com usar a soda cáustica

A principal dica na hora de usar a soda cáustica para desentupir ralos ou encanamentos é tomar uma série de cuidados para evitar acidentes. Ingerir esse tipo de produto é completamente proibido. Além disso, não se deve inalar e tenha cuidado para não tocar diretamente na pele.

desen F550x450 Como usar soda cáustica para desentupirTrevgrant / Flickr

Materiais:

  • Luva
  • Soda cáustica
  • Máscara para o rosto
  • Água quente
  • Sal
  • Desentupidor

desen5 F550x450 Como usar soda cáustica para desentupirNickdouglas / Flickr

Passo a passo

  1. Separe a quantidade de soda que você vai usar para desentupir o seu encanamento, na maioria das vezes é informado no rótulo da embalagem a quantidade necessária para fazer esse trabalho. O ideal é nunca exagerar na quantidade, para que você não danifique nenhuma estrutura.
  2. Esquente uma boa quantidade de água para usar junto com a soda, ela irá fazer com que o seu efeito seja potencializado, ou seja, irá facilitar na hora usá-la.
  3. Coloque em um recipiente a quantidade de soda que você separou para usar no seu ralo, nesse momento acrescente a água quente. Espere alguns minutos para que a soda cáustica possa agir adequadamente. Se necessário coloque mais um pouco de água.
  4. Proteja muito bem as suas mãos e rosto. Esse produto, quando utilizado de forma doméstica,  precisa ser usado com o máximo de cuidado possível, qualquer descuido poderá acarretar consequências sérias de saúde.
  5. Acrescente uma colher de sal na sua mistura, isso irá aumentar ainda mais a eficiência da sua mistura.
  6. Faça um pouco de pressão com um desentupidor que tenha um cabo comprido, para facilitar ainda mais o seu trabalho. Isso fará com que tudo o que estiver preso no seu vaso, por exemplo, seja totalmente retirado.
  7. Tirar as braçadeiras na hora de fazer o seu procedimento também irá facilitar o seu trabalho. Muitas vezes, além do acúmulo de gordura, também existem outros tipos de materiais que provocam esse entupimento, como, por exemplo, os fios dos cabelos, muito comum em pias do banheiro.

desen3 F550x450 Como usar soda cáustica para desentupirGaryjwood / Flickr

Dicas:

  • Cada encanamento exige um cuidado diferente para desentupi-lo: por exemplo, a maneira como você irá proceder para retirar o excesso de sujeira, caso o seu objetivo seja desentupir um vaso não é o mesmo daquele usado em uma pia, por exemplo.
  • Cuidado com as crianças e animais de estimação na hora que estiver usando a soda caustica, é preciso ficar sempre de olho, pois é fundamental que ela não seja ingerida em hipótese alguma.

desen2 F550x450 Como usar soda cáustica para desentupirMugley / Flickr

A soda caustica é, sem dúvida, muito eficiente no uso doméstico, sendo a principal preocupação saber manuseá-la da forma mais adequada. Boa sorte!

 (Imagem destaque: Powellizer / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !