Como usar um Livro Caixa


Via Flickr

O Livro Caixa é um documento que contém todos os registros de recebimentos e pagamentos efetuados por uma empresa ou profissional autônomo. No Livro Caixa os dados são incluídos de forma cronológica, ou seja, dos dados antigos para os registros atuais.

5225003774 1360603309 z F550x450 Como usar um Livro Caixa

Via Flickr

Neste documento, o indivíduo deve relacionar as entradas e saídas de dinheiro ligadas a sua profissão ou empresa, registrando todas as compras, pagamentos e demais movimentações financeiras, sendo o principal objetivo do livro caixa oferecer um maior controle das finanças, além de ser um documento que pode ser utilizado na elaboração da Declaração de Imposto de Renda.

Existem versões de Livro Caixa disponíveis em papelarias, prontas para o preenchimento de dados e utilização manual. Porém, é muito fácil fazer um Livro Caixa, tanto em folha e papel como também em programas de computador, como o Excel. Veja as considerações abaixo e aprenda como utilizar o Livro Caixa, controlando assim seus gastos e recebimentos de forma simples e eficiente.

Como fazer um Livro Caixa

Pode ser feito em uma folha de papel A4 ou através do Excel:

  1. Divida o conteúdo em cinco colunas e traçe uma linha superior para descrever o que cada uma delas irá armazenar de informação.
  2. Na primeira coluna deve ser mencionada a data em que os eventos ocorreram;
  3. Na segunda coluna é feita uma breve descrição destes eventos e suas finalidade;
  4. Na terceira e na quarta colunas são dispostos os valores destas atividades, uma delas denominada “DEVE” (débitos) e a outra “HAVER” (créditos).
  5. Na última coluna coloque o saldo atual, relacionado com as movimentações anteriores.
dinh F550x450 Como usar um Livro Caixa

Via Flickr

Dica: Na segunda coluna, que descreve a atividade de compra ou venda, é interessante também acrescentar a quantidade de produtos relacionados à atividade e, para ajudar nesta questão, faça uma coluna adjacente á primeira, de menor tamanho, apenas para incluir dados numéricos.

Como usar o Livro Caixa

O Livro Caixa serve para o controle de gastos e lucros ou tudo o que diz respeito á questões financeiras em uma atividade autônoma ou comercial. Porém é importante ficar atento em relação a alguns pontos e só devem ser registradas informações que apresentem:

  • Registro de informações concretas e valores reais;
  • Descrição das atividades com precisão e resumidamente, para eventuais consultas;
  • Inclusão de compra ou venda mediante Nota Fiscal;
  • Registro de pagamentos efetivados (cheques pré-datados só devem ser inclusos após o valor cair na conta bancária).
din F550x450 Como usar um Livro Caixa

Via Flickr

Como usar o Livro Caixa para a Declaração do IR (Imposto de Renda)

Ao acessar o site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/) e escolher o tipo de imposto a ser declarado, você deverá baixar o programa necessário ao preenchimento dos dados, porém, se você tivê-los registrados previamente em um livro caixa, basta transferi-los para o programa da seguinte maneira:

  1. No menu do lado esquerdo do programa, escolha a opção Ren.Trib.Recebidos de PF/Exterior.
  2. Um formulário será disponibilizado para seu preenchimento e, no campo “Rendimentos/ Pessoa Física”, coloque a soma mensal do livro caixa;
  3. No campo “Rendimentos/Exterior” coloque ganhos recebidos do exterior do país;
  4. No campo “Deduções/Previdência” exponha os valores pagos á Previdência;
  5. Preencha o campo “Deduções/Livro Caixa” com todos os valores pagos em suas atividades financeiras;
  6. O campo carnê/leão é de preenchimento unicamente aqueles que declaram imposto de forma mensal e, caso você declare imposto uma vez ao ano, não precisa preencher este espaço.

Como se vê, o livro caixa é um utilitário eficiente, tanto para atividades rotineiras com também para serviços oficiais, como a Declaração do Imposto de Renda. Esta é uma boa opção para comerciantes, vendedores autônomos e feirantes que não possuem contadores como as empresas formais e que precisam de um controle tanto de seus gastos como também de seus lucros. Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !