Como usar uma chocadeira


6190577400_51b5182e32

Uma chocadeira nada mais é do que um aparelho utilizado para chocar ovos, também conhecido como uma incubadora de ovos. A chocadeira desempenha a mesma função da galinha ao deitar sobre os ovos com o intuito de aquecer os ovos e assim provocar o amadurecimento e, consequentemente o nascimento de uma nova vida.

Na incubadora ou na chocadeira o calor é produzido artificialmente tendo o mesmo efeito sobre os ovos, provocando assim o nascimento dos pintinhos. A chocadeira é muito utilizada em granjas as quais pertencem a empresas que comercializam os pintainhos, mas pode ser utilizado em criações mais domésticas ou caseiras. Para utilizar uma chocadeira deve ter conhecimento do equipamento e alguma compreensão sobre o ciclo de amadurecimento dos ovos.

4444724894 e9eacf1d86 Como usar uma chocadeira

Via FLickr

Como fazer para utilizar a chocadeira:

  • A chocadeira tem um espaço que permite que os ovos sejam colocados de maneira adequada para que eles choquem no tempo previsto. Também tem um espaço onde é possível completar com água que esquentará ao ser ligada na eletricidade. Assim, basta colocar os ovos no local indicado e completar o espaço para água. Após dar inicio ao processo de chocamento dos ovos, é preciso seguir a tabela da temperatura que estará no manual de instrução do equipamento. Essa temperatura varia de 6 a 12 graus de acordo com a sequência de dias que o processo foi iniciado. A água deve ser trocada a cada semana. A tabela de controle de temperatura deve ser seguido a risca, sob risco de não obter sucesso na germinação do embrião. 

Funcionamento da chocadeira

  • A principal atividade da chocadeira é simular o calor que o processo natural de pintinhos acontece. Além de controlar a temperatura e a umidade dos ovos, também faz, automaticamente a virada dos ovos para que o aquecimento seja muito parecido com o que acontece naturalmente. 

Principais itens da chocadeira

  1. Dois pontos de ligação de energia. Uma que tem a função de ligar o motor responsável apenas pela viração dos ovos e outra para o motor de aquecimento, que dará a possibilidade de aumentar e diminuir a temperatura.
  2. O sistema responsável pelo aquecimento é formado por um motorzinho que libera ar quente para a região que fica localizado os ovos.
  3. Um ventilador também faz parte do controle de temperatura. O ventilador pode ficar ligado ou desligado de acordo com a tabela da temperatura. 
  4. Os dois sistema, tanto o de aquecimento como o de resfriamento são controlados automaticamente de acordo com a regulagem. Isso para chocadeiras automáticas profissionais. 
  5. O motor para poder rodar a chocadeira deve ser um que funcione a 127 volts. Um motorzinho de uma máquina de costura pode sanar essa necessidade. Se não tiver poderá ser o limpador de para brisas do carro.
3728638859 379349e5ed Como usar uma chocadeira

Via Flickr

Outros pontos importantes

Para que o funcionamento da chocadeira seja o esperado, é preciso sempre ficar atento a qualidade dos ovos. São eles que trarão o resultado esperado ou não. Por isso escolha ovos que sejam bem cuidados e que sejam férteis. Somente ovos galados são férteis. Os ovos galados são aqueles que precisaram da copulação entre o galo e a galinha e não apenas expelido pelo excesso.
Seguindo esses passos simples a chocadeira cumprirá sua função. Boa sorte e sucesso sempre…
3 replies to this post