Como utilizar uma calculadora financeira


4007251531_f70b6e15e6

Cálculos, porcentagens, juros, pagamentos, compras e demais valores que devem ser quantificados por uma empresa são exemplos de aplicação da matemática financeira, que visa justamente trabalhar sobre gastos e investimentos na compra de materiais de trabalho relacionada com o pagamento de dívidas e funcionários.

Para auxiliar os administradores, economistas e profissionais responsáveis pela contabilidade organizacional existe a calculadora financeira, fabricada exatamente para dinamizar o árduo processo de trabalhar com números e suas variáveis. O indivíduo que conhece e sabe manipular este tipo de equipamento economiza tempo e esforços no cumprimento de suas atividades rotineiras, além de acompanhar o fluxo de ações que as empresas contemporâneas necessitam alcançar visando o crescimento e a competitividade no mercado.

Vejamos agora como funciona uma calculadora financeira e como utilizá-la de acordo com os seus propósitos e funcionalidades específicas, que vão muito além daquilo disposto em uma calculadora habitual.

Analyzing Financial Data 5099605109 Como utilizar uma calculadora financeiraDave Dugdale/Flickr

Calculadora financeira – Funcionamento

A calculadora financeira é uma ferramenta que visa facilitar a resolução de operações matemáticas hipotéticas e reais, sendo sua indicação principal aos escritórios de contabilidade e aos setores de recursos humanos das empresas de acordo com suas atividades e exigências à cumprir.

Este recurso tecnológico segue os preceitos da matemática financeira, que relaciona as questões mensuráveis do cotidiano e aborda de forma direta a existência de juros e descontos na compra de produtos e na oferta de serviços. Além disso, a matemática financeira trata de questões complexas do âmbito profissional e calcula desde as aplicações financeiras que uma empresa visa realizar com o seu capital até as cotações das moedas nacional e estrangeiras na Bolsa de Valores, abrangendo toda a dinâmica envolvendo a aquisição e oferta dos produtos e serviços no mercado.

Cabe ao profissional responsável pela utilização da calculadora financeira possuir habilidades e conhecimentos técnicos quanto a funcionalidade e os comandos básicos do equipamento. Caso contrário, sua utilização estará prejudicada e será ineficaz.

Como utilizar

1. Funções básicas

Hp10c Como utilizar uma calculadora financeiraHpgene/Wikimedia Commons

 Estas são as funções básicas disponíveis em uma calculadora financeira:

  • PV – Valor presente;
  • FV – Valor futuro;
  • PMT – Valor das prestações;
  • I – Porcentagens (taxas);
  • N – Período de capitalização;
  • ?% - Diferenciação percentual entre as variáveis.

Observação: Os demais comandos e teclas seguem as mesmas funcionalidades de uma calculadora caseira ou científica.

2. Inserindo valores:

Ao analisar uma situação que exige cálculos, o indivíduo deverá encontrar primeiramente os valores e ter o conhecimento do prazo de aplicação ou o período estipulado para que seja feito um determinado pagamento. Veja um exemplo desta situação:

  • Um comerciante emprega um capital de R$ 2.500,00 com taxa de aplicação de 1,9% a.m. por um período de 5 anos.  Qual será o montante adquirido após este prazo pré-estabelecido.
  • Resolução – Utilizando a calculadora financeira, basta aperta as teclas nesta sequência: 2.500 (PV); 1,9 (i); 60 (n); (FV). O resultado será negativo, pois significará “saída de caixa”.

3. Cálculos e resoluções

Ao utilizar a calculadora financeira, é preciso ter o valor presente as variáveis que serão utilizadas para transformar este montante, sendo ele adicionado ou subtraído ao longo do tempo. Deve-se identificar qual a porcentagem de juros para cada tipo de aplicação, qual o tempo determinado entre o pagamento e os acordos e diferenciar as percentagens das variáveis de acordo com as teclas descritas acima. Desta forma, os cálculos serão precisos e os resultados irão aparecer em tempo real no visor do equipamento.

450px TI BA II Plus 9978 Como utilizar uma calculadora financeiraLoadmaster/Wikimedia Commons

Dicas

  • Veja vídeos na internet sobre a utilização da calculadora financeira antes de comprá-la;
  • Peça a ajuda de um amigo ou professor de matemática para esclarecer todas as suas dúvidas e dificuldades;
  • Sempre realize a mesma conta mais de uma vez para certificar-se de que o resultado está correto e que as funções foram utilizadas conforme seus respectivos propósitos.

Com a calculadora financeira,  o trabalho exaustivo de calcular e quantificar ações ficará mais dinâmico e poderá ser realizado por qualquer pessoa que conheça as funções básicas deste equipamento tecnológico.

Boa Sorte!

 (Imagem Destaque: glenngould/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !