Como utilizar uma bússola


2395726474_aa320a83e3_z-F550x450

A geolocalização tem sido um procedimento fundamental desde os tempos mais antigos. Atualmente, é possível se localizar tranquilamente por meio de dispositivos eletrônicos conhecidos como GPS ou Sistema de Localização por Satélite, que está presente até mesmo em dispositivos móveis como tablets, celulares e diversos smartphones. No entanto, além de dispositivos tecnológicos modernos, existem vários outros métodos que, embora não possuam as mesmas funcionalidades, podem ser extremamente úteis para quem gosta de realizar acampamentos, viagens e outras aventuras em florestas e locais onde a tecnologia não se encontra disponível. Um desses dispositivos é a bússola, um acessório bastante conhecido de mochileiros, escoteiros e vários outros amantes de aventuras. Saber utilizar a bússola de maneira correta pode ser crucial para sobreviver em casos extremos.

4074909026 3d2e8c79bb z F550x450 Como utilizar uma bússola

via flickr

Aprenda como utilizar a bússola

Geralmente os viajantes têm uma noção exata de onde vêm e onde querem chegar. No entanto, existem casos em que as circunstâncias exigem a utilização de algum dispositivo que os auxilie a encontrar a direção correta. A Terra possui um campo magnético natural enorme que se encontra sempre ao norte. Uma bússola nada mais é do que um aparelho criado com um tipo de “agulha” magnetizada que identifica esse campo magnético e, por consequência, aponta para ele, indicando assim o norte verdadeiro.

Para identificar o caminho utilizando uma bússola, é fundamental saber qual é a direção para qual se deseja seguir. Uma vez escolhida a direção, deve-se consultar periodicamente a bússola afim de corrigir eventuais desvios. Esse método é particularmente eficaz para evitar que um viajante comece a andar em círculos em ambientes que não possuem marcos de localização, como florestas fechadas ou desertos.

6095629556 669f34cde4 z F550x450 Como utilizar uma bússola

via flickr

Dessa maneira, aponte a agulha da bússola sempre para o norte e terá a orientação da rosa dos ventos correta na própria bússola. Você nunca vai apontar o leste, oeste ou sul com a agulha. Mas, se quiser seguir a leste, por exemplo, apontando a agulha para o norte da rosa dos ventos, terá a orientação correta da direção leste.

 

Aprenda a criar a sua própria bússola

Em situações de extrema emergência, onde o indivíduo ou viajante se encontra em locais isolados e não possui meios de se localizar, é possível criar uma bússola rapidamente. Para isso, são necessários:

  • Uma agulha bem fina
  • Um pedaço de imã
  • Um recipiente com água
  • Um pedaço de rolha ou cortiça

A agulha pode ser substituída por um pedacinho de arame bem fino e leve que possa ser magnetizado. O imã pode ser adquirido de alto-falantes de carros, fones de ouvido ou rádios quebrados. E a cortiça pode ser substituída por cascas secas de uma árvore.

3286055254 471444b3fc z F550x450 Como utilizar uma bússola

via flickr

Passo a passo

  1. Primeiramente prepare um recipiente com água e quebre o pedaço de cortiça de forma que fique do menor tamanho possível mas ainda seja capaz de suportar o peso da agulha ou do arame.
  2. Coloque então esse pedaço de cortiça no centro do recipiente com água e ajuste-o para que permaneça boiando.
  3. Feito isso, raspe o imã firmemente sobre uma das metades da agulha ou do arame de forma a magnetizar somente essa metade e deposite-a cuidadosamente logo acima da cortiça que se encontra boiando na água.
  4. Centralize então os dois lados da agulha de forma a obter certo equilíbrio e aguarde até que ela se estabilize.
  5. Fique muito atento à metade magnetizada. Se possível, crie uma marca de identificação para não se confundir.
  6. Repita o procedimento de magnetizar a agulha mais algumas vezes para se certificar que o mesmo resultado será obtido novamente.

Dessa maneira, em casos de emergência será possível melhorar ainda mais as suas chances de sobrevivência.