Como vencer a compulsão alimentar


8336607372_15b838fae3

Existem vários tipos de compulsão. Por compras, por sexo, por bebidas, por alimentos, etc. A compulsão nada mais é do que algo que um indivíduo possui uma vontade incontrolável de fazer. Todos os tipos de compulsão levam á aquele que a possui alguma consequência. A compulsão por alimentos, por exemplo, pode levar o portador ao aumento de peso, levando-lhe doenças como o diabetes, a pressão alta, entre outras, o que pode levar á morte. Aqui entenderemos como é possível controlar a compulsão alimentar.

Primeiro passo

Primeiramente, é importante que o paciente saiba que a compulsão alimentar não se origina por quaisquer motivos. Ela geralmente é proveniente de fatores relacionados ao lado psicológico ou físico. Por exemplo, uma pessoa que foi proibida de ingerir certos alimentos e que lhe teve imposta uma rigorosa dieta, devido a ansiedade de não poder comer alimentos dos quais gosta, pode acabar levando-a a uma compulsão excessiva por alimentos, para compensar aqueles que não pode comer.

2647674811 8563ca4e1b Como vencer a compulsão alimentarpermanently scatterbrained/Flickr

É comum encontrarmos casos nos quais uma pessoa ou até nos mesmos não podermos comer algo que gostamos muito. Isso faz com que cedo ou tarde, guiados pela grande vontade de ingerir aquilo, acabemos cedendo a aquela grande vontade, o que pode agravar a situação da compulsão por alimentos.

Segundo Passo

Além dos fatores físico e psicológico, o lado orgânico do paciente pode também influenciar no problema de compulsão por alimentos. O maior exemplo desse fato é um neurotransmissor que tem o nome de serotonina, uma substância que passa informações para os neurônios e que tem um papel decisivo no que diz respeito ao controle de um ser humano com relação aos alimentos.

A substância é estimulada pelo consumo de alimentos que tenham carboidratos. Ao ingerir alimentos ricos em carboidratos, como arroz, massas, pães ou doces por exemplo, o nível de serotonina no organismo se eleva. O contrário ocorre quando deixamos de consumí-los. Quando o nível de serotonina no organismo é extremamente baixo, a compulsão por comer aumenta.

Terceiro Passo

Para que a compulsão alimentar possa estar sob controle, o paciente deve, primeiramente, buscar formas de prevenção do problema. Caso ele sinta que está comendo mais do que o normal, deve procurar um profissional da saúde, para que o mesmo possa fazer um diagnóstico mais preciso, com o objetivo de orientar o paciente com relação ao que ele deve fazer para se controlar perante os alimentos.

Além disso, o paciente também deve evitar ficar por muitas horas sem comer, com o objetivo de controlar sua alimentação, pois isso apenas irá reduzir drasticamente os níveis de serotonina em sue organismo. O ideal é que ele se alimente entre pequenos intervalos de tempo, mas em menores quantidades. Isso irá controlar os níveis de serotonina, fazendo com que a ansiedade e a vontade de comer em demasia sejam controladas.

4781709148 1121bcf0c1 Como vencer a compulsão alimentaravlxyz/Flickr

Quarto Passo

Além do controle nos horários da alimentação e na quantidade de alimento ingerido, uma boa maneira de controlar a situação é praticando atividades físicas regularmente, que também auxiliam no controle da compulsão alimentar. Além de levar muitos benefícios á saúde do paciente, também fará com que o mesmo se esqueça momentaneamente dos alimentos, visto que a fome e a vontade de comer partem de nosso cérebro.

Quinto Passo

Caso as dicas anteriores não sejam suficientes para controlar a compulsão, alimentar, o paciente deverá ingerir medicamentos, sob prescrição médica, feitos para este fim. Se os medicamentos também não forem suficientes, aí então o último recurso deverá ser utilizado: A cirurgia bariátrica.

3877177837 b5e2fbca26 Como vencer a compulsão alimentarEd Yourdon/Flickr

A compulsão alimentar é considerada uma doença, e deve ser prevenida e tratada. Mas com disciplina e um bom planejamento alimentar e de atividades realizadas pelo paciente em seu cotidiano podem resolver este problema, que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo.

Boa sorte!

(Imagem Desaque: FBellon/Flickr)