Como vender moedas antigas brasileiras


6033633721_9703fae35c

Muitas pessoas possuem em suas coleções algumas moedas antigas brasileiras, e de repente resolvem se desfazer dessas moedas, por não ter mais interesse em segurar essas lembranças ou por estar precisando de grana mesmo. O fato é que nem todas as pessoas sabem como conseguir o melhor valor pelas suas moedas ou mesmo por nõ ter conhecimento de valores, o que significas, em muitos casos não conseguir o valor que a moeda vale.

Também é importante saber que colecionadores, quando se trata de moedas escassas no mercado, perdem os escrupulos referente a grana. Isso quer dizer que pagam absurdos somente pelo prazer de se dizer dono daquela moeda que pode ser a única que existe.

6034188662 bc57f9e412 Como vender moedas antigas brasileiras
marianaschwab/Flickr

Por dentro do mercado

  • Procure se informar em sites especializados e em sites de vendas de produtos de colecionadores e faça uma análise da média dos preços, sempre considerando o  ano do produto ofertado. Com isso poderá conhecer o valor agregado às suas moedas.
  • No youtube podem ser encontrados vídeos de economistas que dão dicas relacionados a economia dos colecionadores. Esses vídeos podem dar uma idéia geral sobre busca e preços praticados no mercado. Assim não terá problemas com venda do produto abaixo do preço do mercado e de perder tempo com um preço muito acima daquele em que os colecionadores estão disposto a pagar.

Como vender

  1. Mercado LIvre: Talvez o mercado livre seja o site mais utilizado para esse fim. Crie uma conta no mercado e faça bons negócios. O ideal, para a venda de moedas antigas, é fazer as ofertas no estilo leilão, onde os interessados vão ofereçendo lances e, assim, o dinheiro a ganhar, poderá ser maior do que o preço médio de venda.
  2. Classificados de jornais: Poderá ofereçer em classificados em jornais de grande circulação. É importante considerar apenas jornais de capitais, pois dificilmente consiguirá grandes colecionadores em cidades menores, não que eles não existam em cidades pequenas, mas terá que contar com a sorte, pois dificielmente são em todas as cidades. Jornais de grandes centros são vistos  em todos os cantos do país.

2250570698 c9008299e6 Como vender moedas antigas brasileiraseurritimia/Flickr

  1. Sites de numismática: É possível fazer uma pesquisa na internet e encontrar sites de numismática relacionada a colecionadores. Esses sites são interessantes, pois além dos contatos possíveis, ainda existem informações essenciais sobre moedas, pois aparecerão estudos sobre ano de fabricação, tempo em que a moeda ficou em circulaçao e outros. Isso fará com que haja uma avaliação de preços. Algumas cidades do país existem sociedades de numismática. Em são paulo se encontra a sede da sociedade numismática brasileira, fundada em 1924.
  2. Fóruns na internet: A grande rede é uma grande oportunidade de conseguir contatos para tudo o que se puder imaginar. Um dos caminhos que mais se encaixam nessa definição são os fóruns. Ofereça suas moedas nos fóruns e aguarde as respostas para conseguir o melhor negócio.
  3. Encontros de filatélicos: Um pouco mais difícil de fazer parte, pois demanda tempo e dinheiro, mas com certeza, o mais promissor. Procure uma agência dos correios e se informe onde será o próximo encontro de colecionadores de moedas e selos. Os correios organizam anualmente ao menos um encontro filatélico. Essa pode ser uma grande oportunidade.

6034190770 4c4845938e Como vender moedas antigas brasileirasmarianaschwab/Flickr

Seguindo essas dicas, conseguirá o melhor negócio para suas moedas antigas. O importante é não se precipitar. Boa Sorte!

(Imagem Destaque: marianaschwab/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !