Como consultar meu boletim escolar online


O ano já está acabando e muitos alunos ainda estão na expectativa quanto ao seu rendimento escolar, ansiosos para descobrir, enfim, se passaram ou não de série ou se terão de repetir o ano letivo nos próximos semestres.

Até o ano passado, era preciso deslocar-se ao colégio e solicitar à secretaria o boletim escolar, estando acompanhado por um responsável se o estudante fosse menor de idade. Sem falar nas reuniões que antecedem à entrega deste documento que registra as notas, as faltas e as observações de comportamento do aluno durante todo o ano.

boletim1 Como consultar meu boletim escolar online

Via Flickr

Mas agora tudo está modificado. Através da internet é possível consultar o boletim escolar e descobrir, afinal, como você foi avaliado por seus professores nas provas, trabalhos e participações em sala de aula. Vale lembrar que os boletins em questão são para os alunos e escolas da rede estadual e municipal. Colégios particulares seguem outros métodos.

Através desta facilidade, os pais podem acompanhar a realidade educacional de seus filhos, tendo a base para auxiliá-los em sua melhora escolar, caso suas notas estejam baixas ou constem muitas faltas durante o ano letivo, que também colaboram para a reprovação.

Como consultar o Boletim Escolar Online

Observação: O guia A seguir é para escolas e estudantes das redes públicas e municipais do estado de São Paulo. Demais regiões devem consultar o site da secretaria de educação correspondente ao estado em questão.

Antes de iniciar a consulta, estudantes ou responsáveis deverão ter em mãos a data de nascimento e o RA (registro do aluno) do estudante, que identificam, no sistema, cada aluno e colégio cadastrado.

Passo a passo

  1. Clique no link https://gdaenet.edunet.sp.gov.br/boletim/ e aguarde o carregamento da página. Caso apareça uma mensagem de erro ou ela demore a carregar, dê ENTER ou acesse-a em outro momento;
  2. Na página que se abre, existem vários campos onde o aluno ou responsável deverá inserir as informações do estudante a ser consultado. Após digitar o RA, o dígito do RA e o estado emissor do registro do aluno, basta inserir a data de nascimento dele e  o código alfanumérico antes de clicar em “Confirmar”. Caso alguma informação seja digitada erroneamente, o solicitante deve escolher a opção “Limpar” para corrigir e dar prosseguimento ao serviço;
  3. Se tudo estiver correto, o sistema mostrará automaticamente, as notas e faltas do alunos em todas as disciplinas cursadas. Ele poderá visualizar em tela, salvar em seu computador e posteriormente imprimir, caso assim deseje. Se o aluno não conseguir visualizar seu boletim, possivelmente é porque a escola ainda não publicou na internet as informações necessárias ou alguma informação pode ter sido digitada errada na página anterior.
    boletim2 Como consultar meu boletim escolar online

    Via Flickr

Dica

Os procedimentos acima descritos são para estudantes e escolas do estado de São Paulo mais isso não significa que somente este estado disponibiliza as notas dos alunos pela internet. Cada secretaria de educação possui um link específico para direcionar os estudantes rumo ao seu boletim escolar. Portanto, os pais e alunos de outras regiões do país, para que possam ter acesso ao rendimento educacional do ano letivo em questão, precisam entrar em contato com a secretaria de educação responsável por seu estado, através da internet ou pelo telefone, e solicitar informações sobre como consultar o serviço pela Web.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !