Como Verificar um Carro Usado Antes de Comprá lo


640px-Fiat_Idea

Na hora de comprar um carro novo, todo o cuidado é pouco. Agora imagine se o negócio incluir um carro usado. Por isso, se você estiver pensando em comprar um carro usado, deve seguir essas dicas de cuidado e verificação do veículo para evitar dores de cabeça no futuro.

Talvez o comércio de carro usado seja um dos ramos de maior aquecimento no mercado, assim é muito importante que os cuidados sejam tomados, pois quanto maior a oferta, maior a possibilidade de aparecerem os problemas. Mas com essas dicas a seguir, esses problemas diminuirão consideravelmente. Verifique seu futuro veículo e colha os frutos de ser uma pessoa precavida.

BSB 03 2013 Hyundai HB20 Flex 6208 blur Como Verificar um Carro Usado Antes de Comprá locommons.wikimedia/Mariordo

Como verificar um carro usado antes de comprá-lo

  1. Negocie um carro somente após fazer uma verificação com o carro seco – Isso significa que o melhor dia de fazer a verificação do futuro veículo é em dia de sol, pois a água cobre as imperfeições do carro, fazendo com que o comprador tenha uma falsa ideia do estado externo do carro. Isso inclui funilaria e pintura. 
  2. Verifique o alojamento das portas do veículo – Esse procedimento é fundamental por dois motivos. O primeiro é que irá verificar o distanciamento da porta com a parte traseira do veículo e, o segundo, é a verificação do alinhamento central. Para isso, basta passar o dedo na linha da porta. Caso a distancia entre um local e outro for diferente, o carro pode ter sido batido. Também olhe de frente para trás a linha central do veículo. No cruzamento da porta, essa linha deve continuar em linha reta. Se estiver deslocada, o veículo pode ter algum problema. 
  3. Verifique peças externas – Deve olhar os faróis, piscas, maçanetas e outros itens. Procure verificar se essas peças são as originais ou se já foram trocadas. Claro que se o carro for muito antigo, e natural que seja trocado, mas é bom verificar o motivo dessa troca. Sempre procure comprar carros que contenham as peças em pares iguais. 
  4. Cuidado com carro impecável – Essa e uma forma de venda implacável para carro usado. Mas ela pode trazer um cavalo de Troia e esconder um presente de grego. Se tiver alguma pintura nova em qualquer lugar do carro pode ser que exista algum preenchimento com massa. No caso do motor, se o carro já tiver alguns anos de uso, e o motor parecer que saiu da fábrica ontem, cuidado! A não ser que o vendedor mostre a garantia de que o motor foi refeito. 
  5. Olhe as soldas – Em qualquer parte do carro as soldas devem ser originais. A utilização de soltas após a fabricação somente será necessária se o carro for batido. 
  6. Cuidado com o funcionamento do motor – É normal a sujeira preta no cano de escape, mas ela deve ser seca e não úmida, pois isso significa que esta jogando óleo. O carro deve funcionar assim que for dado partida, sem ficar “tossindo”. Verifique os vazamentos.

800px Opel Ascona front 20071115 Como Verificar um Carro Usado Antes de Comprá locommons.wikimedia/Rudolf Stricker

Além disso poderá procurar um mecânico de confiança para analisar o veículo ou solicitar um laudo numa empresa especializada que repassará informação de chassi, motor e outras informações. Esse procedimento é conhecido como perícia cautelar. O custo é pequeno se considerar os benefícios. Essa perícia é completa.
Boa sorte e sucesso sempre…
(imagem destaque: commons.wikimedia/Bravada)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !