Como vivem os índios


indios

A cultura brasileira sempre foi muito diversificada desde os tempos da colonização. No entanto, antes do país ser descoberto pelos portugueses, por volta do ano de 1500, os únicos habitantes eram os nativos, denominados de “índios” pelos colonizadores devido ao fato de pensarem erroneamente terem chegado ao continente índico.  Com o passar do tempo, as colônias vindas da Europa começaram a aumentar e o país tornou-se uma nação imensa, com mais de 170 milhões de habitantes, e os índios infelizmente se tornaram minoria. Embora os costumes europeus e a vida em sociedade tenham evoluído naturalmente para o formato atual, os índios não seguiram o mesmo ritmo e, garantiram a sua existência mesmo após meio milênio de colonização. Para quem deseja entender melhor sobre como vivem os índios, a melhor maneira é estudar a fundo os conceitos da antropologia e da sociologia. Esse tema é um dos mais amplos nesse meio e envolve fatos como a política, cultura, forma de pensar da sociedade e outros temas que merecem muita discussão.

5218840396 e9d6d1f280 z F550x450 Como vivem os índiosLuiz Gustavo Leme / Flickr

Como viviam os índios antes da sociedade moderna

É fato que a colonização foi um dos maiores impactos na vida e no comportamento dos nativos sul americanos. A falta de compreensão sobre a cultura alheia levou os europeus a eliminares e destruírem boa parte da comunidade indígena à época do descobrimento. Antes dos portugueses encontrarem as terras tupiniquins, os índios viviam em tribos, cobriam-se com algumas folhas ou peles de animais, retiravam o seu sustento da natureza e não possuíam muitas preocupações a não ser a de manter os seus costumes, crenças e rituais. Naquela época, não havia qualquer vestígio ou “contaminação” de um pensamento social moderno. Não havia energia elétrica, roupas da moda, preocupação com sistema econômico, doenças graves ou quaisquer outros problemas comuns a nossa sociedade. Muitas das doenças existentes na atualidade são devidas à globalização e contato do homem com outros “habitats”. Há mais de 500 anos atrás, não havia AIDS, hepatite, sarampo e várias outras doenças que assolam a sociedade moderna e as tribos indígenas precisavam se preocupar somente com doenças locais que eram tratadas através de misturas preparadas por plantas naturais.

5218253595 1ba4929df1 z F550x450 Como vivem os índiosLuiz Gustavo Leme / Flickr

Onde vivem os atuais índios brasileiros

Após a colonização, a maioria das tribos indígenas foi eliminada. Os colonizadores não traziam apenas uma cultura nova e diferente, mas também doenças graves das quais os nativos não possuíam nenhuma imunidade. O maior impacto na vida dos índios sobreviventes foi cultural. Com a nova sociedade que se estabelecia, surgiram as roupas, acessórios, calçados industrializados e outros benefícios modernos. Além disso, a introdução de homens e mulheres brancas em tribos indígenas foi a principal responsável pela miscigenação cultural que observamos hoje. Com o passar do tempo, o impacto na sociedade indígena aumentou cada vez mais. Atualmente, as tribos que permanecem completamente fiéis aos seus costumes, crenças e atividades culturais originais são muito poucas. A maioria das tribos já aderiu à luz elétrica, vestimentas modernas, alfabetização no idioma brasileiro e algumas já possuem inclusive acesso à internet e a programas do governo de combate à pobreza. Embora muitos indígenas lutem por seus direitos à terras dominadas por agricultores, poucos deles realmente querem uma vida isolada, sem os benefícios que a sociedade moderna trouxe após as colonizações.

(Imagem destaque: Luiz Gustavo Leme / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post