Fuxico: Saiba Tudo Sobre Artesanato em Fuxico


fuxico

O fuxico é muito usado atualmente para fazer os mais variados produtos, como colchas, cobertas, e até mesmo acessórios da moda como roupas e bolsas. Porém a sua história não é recente, a arte de “fuxicar” existe há pelo menos 150 anos.

fuxicos1 Fuxico: Saiba Tudo Sobre Artesanato em Fuxico

História

De acordo com alguns historiadores, esse trabalho nasceu com a vinda da família real para o Brasil. A chegada dos monarcas no país foi responsável por importantes mudanças na corte brasileira, inclusive com relação às técnicas de artesanato. Pode-se dizer que o fuxico é uma adaptação do patchwork, já que o efeito final é muito parecido. Existem diversos tipos de fuxicos, sendo que os tradicionais no formato arredondado ainda são os mais usados, porém existem os quadrados e retangulares. Uma curiosidade sobre a historia dessa técnica é com relação ao seu nome, naquela época as mulheres costumavam se reunir na hora de realizar os seus trabalhos manuais, no meio da conversa surgiam diversos assuntos, inclusive a fofoca.

colchas Fuxico: Saiba Tudo Sobre Artesanato em Fuxico

Colcha de fuxico

Técnica do fuxico e seus acessórios

Fazer fuxico é muito fácil, sendo que qualquer pessoa com o mínimo de intimidade com a agulha e linha poderá fazer sem problemas.

Para os interessados basta separar algum retalho de tecido, sendo que podem ser usados diversos tipos de tecidos, desde os mais finos como a seda até os mais encorpados como o jeans. Vale lembrar que existem fuxicos até mesmo de couro, tudo vai depender do tipo de trabalho pretendido. Grandes estilistas costumam usar um ou mais fuxicos para finalizar as suas criações.

Quer saber como fazer fuxico? Clique aqui e acompanhe o tutorial.

natal2 Fuxico: Saiba Tudo Sobre Artesanato em Fuxico

Enfeite de natal de fuxico

Onde usar o fuxico

O fuxico poderá ser usado para fazer objetos de decoração como cestas, brinquedos para as crianças, como as bonecas de fuxico, ou para renovar roupas que já estejam gastas pelo uso. Atualmente foram criadas diversas releituras do fuxico, mas eles ainda ficam ótimos em mantas de sofá, dando mais valor e sofisticação à decoração. Porém é importante que as cores dos tecidos usados para fazer o fuxico estejam em harmonia com os outros objetos de decoração, toda via o mais comum é que os fuxicos sejam alegres e em cores fortes, justamente para proporcionar um efeito ainda mais bonito. Além disso, o fuxico também poderá ser usado para criar presentes criativos e personalizados. A partir do fuxico outras técnicas de artesanato poderão ser feitas, muitas vezes eles são usados como uma espécie de complemento, como por exemplo, nas peças feitas em renda, tricô ou crochê, nesses casos eles costumam ser usados apenas como um detalhe. Nos acessórios eles podem ser usados para fazer colares e pulseiras.

Quer aprender a fazer flores de tecido em fuxico? Clique aqui e acompanhe nosso tutorial!

Veja alguns exemplos do que pode ser feito com fuxico:

  • Tiaras de fuxico.

tiaras Fuxico: Saiba Tudo Sobre Artesanato em Fuxico

bonecas Fuxico: Saiba Tudo Sobre Artesanato em Fuxico

  • Sacola em fuxico.

sacola Fuxico: Saiba Tudo Sobre Artesanato em Fuxico

  • Tapete em fuxico.

tapete Fuxico: Saiba Tudo Sobre Artesanato em Fuxico

Como demonstração, vamos aprender a fazer o fuxico tradicional? É muito fácil!

Como fazer Fuxico tradicional

Vamos precisar de:

  • Tecido;
  • Linha;
  • Agulha.
fuxicos2 Fuxico: Saiba Tudo Sobre Artesanato em Fuxico

Passo a passo:

  1. Recorte os retalhos de tecidos em círculo, faça isso com todos os tecidos que serão usados.
  2. Alinhave toda a borda do tecido deixando uma pequena dobra para dentro, puxe a linha formando um franzido.
  3. Arremate a linha e finalize o miolo com um botão ou outro enfeite.

Se você está começando agora com o fuxico, pratique bastante com a técnica demonstrada acima. Depois que ficar craque poderá tentar fazer fuxicos mais desafiadores, como:

panodeprato Fuxico: Saiba Tudo Sobre Artesanato em Fuxico

Pano de prato de fuxico

Dicas

  1. Não desista de fazer o seu trabalho se por acaso a sua primeira tentativa falhar, é normal que os primeiros fiquem um pouco sem forma, com a prática eles irão ficar cada vez melhores.
  2. No início prefira os tecidos mais finos e fáceis de costurar, esses são os mais recomendados para quem estiver começando.
  3. Tenha cuidado com o acabamento dado ao seu fuxico, isso é muito importante para que a peça final não seja prejudicada.
  4. Use a imaginação e crie novos trabalhos para usar o fuxico.
  5. Evite o exagero nas suas criações, o fuxico já é um detalhe enriquecedor, usar outros complementos poderá prejudicar o resultado do seu trabalho.
  6. Use linhas que sejam do mesmo tom do tecido usado no fuxico, cores diferenciadas só são permitidas caso o objetivo seja fazer um contraste.
  7. Use enfeites diversos no seu fuxico para finalizar o seu trabalho.
terço Fuxico: Saiba Tudo Sobre Artesanato em Fuxico

Terço em fuxico

E então, agora já sabe tudo sobre fuxico? Continue treinando que em breve estará ganhando muito dinheiro! Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

11 replies to this post