Lambe lambe: como fazer


lambe

No centro das grandes cidades, nas periferias mais distantes, em locais públicos e muitas vezes, inusitados, não importa onde, basta um olhar para reconhecer na paisagem urbana intervenções artísticas.

Oriundo da street art (arte de rua), dialogando com tags, grafites e estêncil, o lambe lambe é mais uma das maneiras de intervenções urbanas e artísticas que modificam a paisagem, trazendo mais colorido, protesto e arte para a s ruas. O conceito deste tipo de arte se aproxima aquela afirmação do cantor, compositor e poeta Milton Nascimento, que diz “Todo artista tem de ir onde o povo está”. Traduzindo o lambe lambe paro o contexto mais “punk” pode se dizer que qualquer um pode ser artista e expor seu trabalho onde o público é o mais democrático e variado possível: a rua! Faça você mesmo, é o lema. Tanto o pôster de lambe lambe como a cola, também chamada de grude, podem ser manufaturadas por você mesmo!

Nomes que se destacam nesta cena underground do lambe lambe por aqui são Carlos Dias, artista plástico que hoje expõe em galerias e ilustra álbuns de bandas de rock, como o disco “Felicidade Instantânea” do CPM 22. Carlos Dias assina com a tag ASA, que significa “ao seu alcance”, reforçando esta estética do punk e do faça você mesmo.

Que tal participar deste universo incrível do lambe lambe?

4194279819 1cbb0f5635 z F550x450 Lambe lambe: como fazersamdecle / Flickr

Materiais

  • Criatividade: para bolar frases, ideias, desenhos, imagens;
  • Uma tag ou assinatura: é como se fosse um apelido para que seus lambes sejam reconhecidos onde quer que sejam colados;
  • Sulfite;
  • Canetas, canetinhas, lápis, tinta;
  • Computador e algum software para desenho, se for o caso;
  • Scanner: para eventual digitalização do desenho, frase, arte.

Passo a passo

  1. Crie seu desenho numa folha de sulfite. Digitalize-o no scanner para jogá-lo no computador. Feito isso, dê alguns retoques finais como vetorização no Corel Draw por exemplo. quando tiver tudo pronto, basta imprimi-lo na quantidade que quiser!
  2. Você pode imprimir uma cópia em casa, e levá-lo como matriz para alguma foto copiadora, e xerocar vários! O preço é acessível e você economiza a tinta de sua impressora. Fica a dica!
  3. Agora faça a cola de lambe lambe. Não sabe como? Então se liga nas instruções a seguir:

Receita para o grude (cola para lambe lambe)

Ingredientes

  • Farinha de trigo
  • Água
  • Vinagre
  • Uma garrafa pet
  • Pincel

Modo de preparo

  1. Coloque ¾ de um litro de água para ferver. Em seguida acrescente 7 colheres de farinha de trigo. É importante mexer sempre, para a farinha não empelotar. Após cinco minutos mais ou menos, sempre mexendo acrescente o vinagre. Duas colheres bastam para que o grude não apodreça. Acrescente o restante da água;
  2. Agora despeje o conteúdo na garrafa pet.

4200861336 3db2cc2a30 z F550x450 Lambe lambe: como fazermdecle / Flickr

Pronto! Sua cola grude para lambe lambe está pronta! Agora  vá às ruas munido de sua cola, seu pôster lambe lambe e faça sua revolução e intervenção artística!

(Imagem destaque: Th Barbalho / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !