O que é derrame ocular e como tratar


3199345687_1bfec5ac76

O derrame ocular é caracterizado pela vermelhidão em um ou nos dois olhos, proveniente de sangramentos originados na superfície do olho, compreendida entre a esclera e a membrana. É uma disfunção ocular que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo todo, mas que ainda é pouco conhecida pela maioria da população, pelo menos em termos técnicos.

Entenda um pouco mais sobre a ocorrência e os sintomas do derrame ocular e saiba qual o tipo de tratamento indicado pelos especialistas na cura deste problema que pode condenar parcialmente ou completamente a visão dos pacientes diagnosticados com derrame ocular.

2961555067 7e444570d7 O que é derrame ocular e como tratarrosmary/Flickr

Derrame Ocular

Hiposfagma, que é vulgarmente conhecido como derrame ocular, é uma disfunção que acomete a aparência e a funcionalidade dos olhos, causando embaçamento na visão e mancha de cor vermelho sangue na fronte ocular, sendo este o fator mais preocupante aos pacientes.

Muitos confundem o derrame ocular com o sangramento intraocular, porém, há uma grande diferença entre esses dois quadros clínicos. Enquanto que o primeiro é geralmente causado pelo aumento da pressão arterial ou em resposta à coagulação sanguínea, o segundo é decorrente de um trauma, deslocamento ou lesão na retina, que é a parte ocular responsável pela formação das imagens e do sentido da visão.

O derrame ocular também pode ser causado pela existência de cistos ou em casos de tumores na conjuntiva, que geralmente não causam dor ou perdas significativa na visão. É necessária a realização de um exame oftalmológico na identificação e no início do tratamento, caso a suspeita de derrame ocular seja confirmada.

Sintomas

Os sintomas do derrame ocular são identificados com facilidade pelo próprio paciente, que perceberá mudanças funcionais e estéticas em sua visão. São eles:

  • Mancha vermelha parcial ou total na parte branca do olho;
  • Baixa visão e dificuldade para visualizar objetos distantes ou pequenos;
  • Irritação e dores nos olhos.

Geralmente o indivíduo com derrame ocular não sente dores ou perdas na qualidade da visão, mas esses sintomas aparecem com o passar do tempo. A coloração vermelho sangue na parte clara dos olhos é o fator mais preocupante e denunciador deste problema ocular.

739568086 623f24016c O que é derrame ocular e como tratarwhatshername?/Flickr

A presença de um ou mais dos sintomas mencionados pode significar um caso de derrame ocular, que necessita ser diagnosticado e tratado o quanto antes, pois quanto maior for a demora na cura destes sintomas, o paciente terá mais riscos de perda da visão.

Como tratar

Ao perceber a existência de coloração muito vermelha nos olhos (cor de sangue), o indivíduo deve procurar tratamento médico imediatamente, aplicado através de um oftalmologista.

O sangue expelido na superfície dos olhos deve ser reabsorvido sem a ocorrência de sequelas, daí a importância do tratamento oftalmológico assistido. Além de sanar o problema, o oftalmologista realiza uma biopsia na região ocular afetada pelo derrame ocular, que garantirá a inexistência de lesões ou traumas que possam causar este quadro novamente.

Observação: Não aplique colírios ou outras substâncias nos olhos. O derrame ocular necessita de tratamento interno para que os sintomas externos sejam eliminados. Procure um profissional especializado no investimento e na garantia da qualidade de sua visão.

An eye with conjunctivitis O que é derrame ocular e como tratarDaemonanyndel/Wikimedia Commons

É fundamental a consulta junto a um oftalmologista em suspeitas ou casos de derrame ocular. A rapidez e a eficiência no tratamento serão os fatores chave na cura dos sintomas e ameaças que tal situação oferece aos seres humanos.

Boa Sorte!

 (Imagem Destaque:  Son of Groucho/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

4 replies to this post