O que fazer ao ser picado por um escorpião


mohamed.shaaz

Difícil encontrar alguém que não tenha medo deles. Eles pertencem a classe dos aracnídeos e são conhecidos pelos nomes de lacrau ou alacrau, mas você provavelmente o conhece pelo nome de escorpião. O escorpião pertence a ordem dos Scorpiones, que possui cerca de 2000 espécies conhecidas pelo homem atualmente. No Brasil são conhecidas aproximadamente 140 espécies e acidentes são muito comuns. O grande perigo do escorpião é o seu veneno, que é injetado na vítima através do ferrão que ele carrega em sua calda. Apesar de utilizarem o veneno para caçar, muitas pessoas acabam recebendo sua ferroada porque acidentalmente introduziram suas mãos, pés ou outra parte do corpo em um espaço onde o animal havia procurado abrigo. Veja agora o que fazer e os cuidados que deve ter ao tomar uma picada de escorpião.

sonyaseattle O que fazer ao ser picado por um escorpiãosonyaseattle / Flickr

O que fazer ao ser picado por escorpião

Você vai precisar de:

  • Gelo;
  • Analgésicos;
  • Pano limpo;
  • Água corrente e limpa.

Atenção:

Saúde é coisa séria, nunca deixe de consultar um médio e nem de procurar o atendimento emergencial hospitalar de sua região. Crianças e idosos são mais vulneráveis, não deixe de levá-los a uma emergência de imediato.

Sintomas:

Segundo o Dr. Dráuzio Varella, os sintomas de uma picada de escorpião são: 

“Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns da picada de escorpião. Nos casos mais graves, pode acarretar aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar, queda de pressão. Geralmente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados.”

Stuart McK O que fazer ao ser picado por um escorpiãoStuart McK / Flickr

Passo a passo:

1.  Por sorte na maioria das vezes a picada não é fatal e pode ser tratado em casa como lembra o Dr. Dráuzio Varella. Assim que for picado, lave abundantemente a região com água corrente e limpa.

2.  O local irá arder muito, isso é normal. Aplique gelo na região afetada afim de diminuir a dor. Tome analgésicos comuns, sempre respeitando as instruções na bula.

3.  Cubra a região da picada com um pano limpo e mantenha a pessoa em repouso.

4.  É importante que o escorpião seja capturado, de preferência vivo. Para isso utilize um pote vidro de maionese ou similar, que possua uma tampa removível. Coloque o pote, jarro ou o que estiver utilizando sobre o animal e com o escorpião preso, passe uma folha de papel por baixo do frasco e o vire de cabeça para baixo e feche a tampa.

5.  Vá a um médico ou hospital, com o escorpião, para que um médico possa avaliar o nível de periculosidade que a vítima foi exposta. Apesar de na maioria dos casos a picada não ser fatal, não se pode bobear, apenas um médico poderá avaliar a gravidade dos sintomas. Idosos e crianças são mais vulneráveis.

Furryscaly O que fazer ao ser picado por um escorpiãoFurryscaly / Flickr

Dicas:

  • É bom evitar o acumulo de entulho em seu quintal. Escorpiões tendem a gostar de utilizar esses locais como abrigo e também como ninho para procriarem. Mantenha seu quintal limpo e livre de lixo, galhos e qualquer objeto que sirva de abrigo para o animal.
  • Escorpiões podem se esconder no meio das roupas e calçados. Tenha o cuidado de examiná-los antes de vestir.
  • Em regiões com muita incidência de escorpiões, é indicado que se instale telas nas portas e janelas da residência.
  • Escorpiões gostam de ficar em locais úmidos e com pouca luz, use botas e luvas quando tiver que manipular objetos em locais assim.

Saúde é importante:

Não tente adivinhar o que tem, todos os sintomas são indicadores de que algo vai mal. Seja por picada de um animal ou outro motivo desconhecido, procure sempre um médico ou emergência de sua região. Cuide-se para quem você ama e para você mesmo.

Boa sorte!

Imagem destacada: mohamed.shaaz / Flickr

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !