Pesquisa científica: o que é e como se faz


8153409485_b93ef753bb

Pesquisa científica é É uma pesquisa de cunho comprovatório, onde a metodologia deve ser comprovada por meio de experimentação a modo de se buscar conhecimento científico, mesmo que o resultado não seja o inicialmente desejado. É uma investigação de bases concretas que deve ser feita sob normas e métodos que são consagrados a modo de buscar um conhecimento científico. É criada de forma criteriosa seguindo técnicas e regras para sua elaboração e catalogação, é feita de forma totalmente planejada contém geralmente bibliografias que são utilizadas como guia durante o processo de criação.

5394333949 3b1eaafa1d Pesquisa científica: o que é e como se faz

Via Flickr

Como fazer uma pesquisa científica?

A criação de uma pesquisa científica é algo complexo e demorado, deve-se iniciar com auto-questionamentos:

  • O quê?-  Aqui devemos definir a natureza da pesquisa, se será um trabalho original (nunca foi publicado por ninguém) ou um resumo de assuntos (onde será analisado um trabalho mais avançado já publicado ou que usurá um trabalho mais avançado como guia).
  • Para que? ou Por quê?  -Definir a razão, motivo que se deseja alcançar com essa pesquisa, qual a finalidade dela.
  • Como? -É preciso definir como será e quais serão os procedimentos empregados no desenvolvimento dessa pesquisa, se ela será uma pesquisa teórica ou experimental/ comprovatório, se experimental, os procedimentos necessários e etc.

 Feitos os questionamentos e tendo as respostas das duas primeiras é hora de partir para a segunda etapa, na qual dividiremos em partes:

  1. Pré-projeto e projeto;
  2. Pesquisa- execução de pesquisa e metodologia;
  3. Apresentação de pesquisa.

No pré-projeto, é onde será definido o tema; criar a problematização (onde se definira o motivo de se fazer a pesquisa, o problema que do qual seu projeto pretende tentar sanar e etc.); fazer uma pesquisa inicial de literatura científica e outras fontes bibliográficas; escolher o assunto, um assunto no tema e problema escolhido, que será estudado e desenvolvida a pesquisa; por fim a hipótese, onde se começa a pensar e buscar a solução do problema, ou a questão de como seria a forma para a solução, será essa busca de solução ou resultados é que vai guiar o desenvolvimento da pesquisa.

4357228667 8f03047bd9 Pesquisa científica: o que é e como se faz

Via Flickr

 Já o projeto, é onde o trabalho começará a ter as formas definitivas, aqui deve ser definido o tema especificadamente, baseando-se no \’problema\’ do pré-projeto; os objetivos gerais (geral) e específico(s); a justificativa, a razão pela qual sua pesquisa é importante; os recursos que serão utilizados para a produção do trabalho e custos se houver; a metodologia utilizada; e por fim montar o cronograma base para a produção do projeto.

O desenvolvimento do trabalho deve seguir todas as normas para o mesmo da instituição (na parte experimental) e as normas da ABNT, para os projetos redigidos. Projetos que acabam por um motivo ou outros não seguindo normas propostas acabam geralmente sendo eliminadas. Lembrando que o mesmo necessita de um começo, meio e fim. Por ser algo técnico deve-se utilizar um vocabulário técnico durante toda a elaboração do mesmo, pois ali estará empregado seu conhecimento e esforço, algum descaso que possa aparecer será ponderado em avaliações que possa vir a sofrer.

Boa Sorte!