Quais são personagens do Halloween?


5132209479_323b7908a3_b

Com toda certeza você já deve ter ouvido algo a respeito do Halloween, ou mesmo visto imagens dessa festa em filmes e outras produções norte-americanas. Conhece a história desta celebração? Aprenda um pouco aqui:

4064205293 9306b2fdb3 b Quais são personagens do Halloween?O Halloween, palavra derivada de “All Hallow\’s Eve”, que pode ser traduzido como “Vigília de Todos os Santos”, originou-se com os celtas, um conjunto de povos com afinidades linguísticas (pertencentes ao ramo linguística indo-européia) que ocupou a maior parte do oeste da Europa desde os primórdios do segundo milênio antes de Cristo. Os celtas (esse nome, kéltai, foi dado pelos gregos e romanos) dividiam-se em tribos: bretões, gauleses, escotos, batavos, belgas, pictos, entre muitos. Mas foram os escoceses (pictos) que primeiro celebraram o Samhain, possivelmente entre 5 e 7 de novembro, exatamente no meio caminho entre o equinócio de verão e solstício de inverno.

1877073885 737317cf5c b Quais são personagens do Halloween?Samahin  é um termo derivado do escocês antigo, Samuin, e significa“fim do verão”. É o período de privações, de pouca iluminação, uma época de sacrificios para os povos do passado. Dai veio a justificativa para uma festa que celebrasse o fim de um período de fartura e, ao mesmo tempo, pedisse aos espíritos da natureza compaixão na época de privação vindoura.

Algumas tribos tinham o hábito de deixar na entrada de suas casas (construções de pau-a-pique), mel e potes com leite de cabra. Alguns suspeitam que a tradição atual americana do “Gostosuras ou Travessuras” teriam aí sua origem remota. Mas além da despedida dos meses quentes, esse período também era considerado especial porque ligava \’dois mundos\’, o espiritual e o real. Era nesse festival que os druidas, espécie de legisladores e xamãs de cada tribo, conectavam os vivos aos mortos.

Com o declínio dos celtas  diante da dominação romana, houve uma miscigenação de crenças, visto que Roma buscava mesclar sua cultura à dos povos conquistados e vice versa. Não por acaso eles também começaram a comemorar o Samhain, agora homenagem à Pomona -  deusa das frutas e das sementes, e também à Parentalia, festival em homenagem dos mortos.

Com a aceitação do cristianismo pelos romanos, muitas das festas pagãs foram cristianizadas e a festa que antes celebrava a conexão com o mundo dos mortos, passou a honrar Todos os Santos, além dos parentes falecidos. Durante a vigília as pessoas tocavam sinos para as almas do purgatório e ofereciam pães e bolos para essas almas cristãs – outra possível origem para o “Travessuras e Gostosuras” atual. Como as pessoas acreditavam que podiam ser vistas por essas almas, usavam máscaras e fantasias para se disfarçarem.

Personagens do Halloween

  • Jack O\’ Lantern (Jack da Lanterna): Símbolo do Halloween em todo o mundo, é representado por uma lanterna esculpida em uma abóbora cuja origem está no folclore irlandês. Conta-se que um homem mal, ébrio e rude, estava para morrer no dia 31 de outubro. O diabo em pessoa veio buscá-lo, tão mal que era, mas Jack conseguiu enganá-lo. O diabo decidiu voltar no ano seguinte e mais uma vez foi ludibriado. Furioso, o coisa ruim decide não voltar por dez anos. No entanto, Jack morre no ano seguinte, e devido ao seu passado não consegue entrar no céu. Ao vê-lo na entrada do inferno, o tinhoso também não permite sua entrada e o expulsa para se vingar de todas as enganações. Como consolação, o diabo dá uma brasa para Jack iluminar o seu caminho. Na lenda, Jack faz de um nabo (abundante na Irlanda) sua lanterna. Quando a história chegou à América, as pessoas terminaram por substituir o nabo pela abóbora. Daí o costume de esculpirem o fruto e colocarem velas dentro.6313335810 bcd11bd5eb b Quais são personagens do Halloween?
  • Bruxas: Assim como a abóbora, as bruxas têm presença certa nessa festa. A crença de que mulheres – geralmente idosas – eram bruxas, tem origem durante a obscuridade medieval, quando as pessoas não tinham quaisquer entendimentos acerca do mundo. Tradições familiares, segredos e aprendizados eram tidos como arte do demônio, já que não eram compreendidos. Nesse contexto, as idosas – que conheciam a arte da cura pelas plantas medicinais – muitas vezes eram tidas com adoradoras do diabo. A perseguição contra tais supostas bruxas estendeu-se por anos, e acabou por entrar no folclore do Halloween.
  • Gato Preto: Segundo as histórias, as bruxas podiam usar um gato preto como montaria. O animal as levariam ao Sabbath, a celebração em homenagem ao diabo. Em outras tradições, a bruxa se materializava sob a forma de um gato preto, podendo enfeitiçar quem bem entendesse.
  • Morcego: Essa criatura,  pela sua capacidade de voar no escuro, adquiriu a reputação de possuir forças ocultas. O mamífero voador também possuía as características de um pássaro (para o ocultismo, símbolo da alma) e de demônios (por ser noturno). Durante a era medieva, acreditava-se que os demônios se materializavam na Terra sob a forma de morcegos.
  • Fogueira: Durante o Samhain os druidas faziam imensas fogueiras. Alguns xamãs celtas acreditavam que o fogo purificava e, portanto, obrigavam animais a atravessarem um portal de madeira em chamas. O costume de fogueiras em algumas celebrações do Halloween ainda se faz presente.
  • Cavaleiro sem Cabeça: Trata-se de uma lenda escocesa. No distrito de Lochuie os habitantes temem um cavalo espectral conduzido por um cavaleiro sem cabeça. O cavalo, segundo conta-se, produz um som diferente e sinistro ao trotar, e o que é pior: essa criatura é um mensageiro da morte. Sua história é trágica. Um certo Ewen era filho do Chefe do clã MacLaine, mas isso nada significava para o rapaz pois pai e filho nunca se entenderam. Em um campo de batalha – em Lochbuie, por volta de 1538 – Ewen, louco para matar o pai, terminou sendo morto: decapitado por um guerreiro aliado ao seu pai. A partir daí Ewen teria sido visto cavalgando um corcel negro, com a missão de recolher as almas esquecidas em sangrentos Campos de Batalha.
  • Fantasmas: As almas penadas sempre fizeram parte do imaginário humano, e como o Haloween tem origem na celebração à honra dos mortos, os fantasmas não poderiam ficar de fora.
  • Personagens incorporados: o Halloween, por advir de uma festa relacionada aos mortos, acabou importando muitos outros personagens que fazem parte da cultura ocidental. Nesse contexto podemos encontrar o Lobisomen, Drácula e até mesmo a criatura sem vida criada pelo Dr. Frankenstein, embora nenhum desses três tenha um vínculo original com a festa.

Faça a sua festa

Embora o Halloween não seja muito comum na história dos países do hemisfério sul, muitos já adotaram a festa em seus calendários. Porém, é interessante conhecer suas origens e perceber que hoje, muito além de criaturas sem cabeça e bruxas, é uma data para pensarmos em nossos antepassados e dedicarmos um tempo à memória deles. Boas festas!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

7 replies to this post