Qual a diferença entre bloqueador solar e protetor solar?


31108018_aedaad0e37_o-F550x450

Quando o assunto é saúde, todos estamos de acordo que o melhor a fazer é prevenir doenças e males que podem afetar a nossa qualidade de vida. Na correria, pode-se até esquecer de alguma coisa em casa, mas nunca de proteger o nosso bem maior. A pele é um dos órgãos que mais sofrem. Primeiro porque sofre danos pela alimentação inadequada, segundo por falta de proteção. Além de ser esteticamente recomendável, o uso de protetores e bloqueadores solares é indispensável para a proteção contra raios UVB e UVA, que são os causadores do câncer de pele. Mas qual é a diferença entre protetor e bloqueador solar?

7343475794 7f0d024bcf b F550x450 Qual a diferença entre bloqueador solar e protetor solar?

Via creativecommons

Bloqueador solar:

O bloqueador solar é fabricado com a intenção de formar uma camada pastosa na pele, evitando, com isso, a penetração dos raios ultra violetas. Essa é a garantia de que a pele não sairá queimada e nem sofrerá danos com o sol. O componente químico do bloqueador solar é o óxido de zinco, que impede os raios solares de penetrarem na cútis, através da reflexão dos mesmos, ou seja, funciona como uma barreira.

6361041081 7ac0472515 b F550x450 Qual a diferença entre bloqueador solar e protetor solar?

Via creativecommons

O creme bloqueador, quando aplicado, não é absorvido pela pele, sendo facilmente removido pelo suor ou água, podendo manchar roupas em ocasião disso. Não é aconselhável o seu uso continuo, visto que a pele necessita da vitamina D, a qual é ativada a partir de pequenas exposições ao sol.

Protetor solar:

O protetor solar tem a função de proteger a pele de acordo com fatores pré estabelecidos por padrões internacionais de saúde. Quanto mais alto for o fator, maior será a proteção dos raios solares. A diferença com relação ao bloqueador é que o protetor apenas diminui o impacto da ação do sol na pele do usuário. Como ele faz isso? Filtrando os raios para si, sem impedir que uma parcela ultrapasse essa barreira, ao contrário do bloqueador.

Como funcionam os fatores?

Para ficar mais claro, veja o seguinte exemplo:

Protetor fator 15= Protege a sua pele da exposição ao sol 15 vezes mais do que se você estivesse sem nenhuma proteção. Fator 30 = 30 vezes mais e assim por diante. Fatores acima de 60 já podem ser considerados bloqueadores.

Contudo, existe algo muito importante a ser destacado. Os bloqueadores e protetores solares não tem eficácia apenas contra raios UVB emitidos pelo sol, mas também contra os ultravioleta, emitidos por lâmpadas fluorescentes e alguns equipamentos eletrônicos, como computador. Esses raios, conhecidos como UVA, são bastante prejudiciais à saúde da pele. Lembre-se de que esses raios não têm nenhum benefício à saúde, diferente de outros raios solares. Por isso, a proteção dentro de casa ( nesse caso poderia se usar o bloqueador), é tão ou mais importante que quando da exposição ao sol.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post