Qual a diferença entre Exaustor e Depurador de Ar?


exaustor

Quando se trata de qualidade do ar, é muito importante saber a diferença entre estes dois equipamentos, quais suas finalidades e onde instalá-los para melhor proveito. A circulação do ar na cozinha é essencial, pois é nela que preparamos alimentos e os odores de cozimento e da fritura não devem circular pelo resto do imóvel, seja ele sua casa ou restaurante.

Os exaustores e depuradores de ar trabalham com um sistema de exaustão, ou seja, reunir todo aquele ar indesejado e levá-lo para o exterior do ambiente ou filtrá-lo de alguma forma.O ar que há dentro de uma cozinha, seja ela de casa ou restaurantes, é mais quente e por isto, o objetivo da exaustão, em geral, é enviar o ar quente para o exterior.

exaustor2 F550x450 Qual a diferença entre Exaustor e Depurador de Ar?

Via Flickr

Os exaustores

Este tipo de equipamento geralmente é utilizado em cozinhas residenciais e também em locais que não possuem janelas. Eles são fixados nas paredes, aproximadamente a dois metros e meio do chão.

São compostos por um motor de hélice e seu funcionamento ocorre através do envio do ar quente para o exterior do ambiente. Sendo assim, a função deles acaba sendo de eliminar o ar com odores e algumas partículas de gordura, quando instalados nas cozinhas, pois a gordura se mistura com o ar.

Cabe deixar claro que os exaustores não possuem a função de eliminar gorduras, elas são eliminadas em uma quantidade muito baixa, somente as partículas que se unem com o ar tem a capacidade de ser expelida pelo exaustor.

depurador de ar F550x450 Qual a diferença entre Exaustor e Depurador de Ar?

Via Flickr

Os depuradores de ar

Estes aparelhos geralmente são utilizados em cozinhas, pois possuem a função de tratar o ar com odor e gorduras. Este ar que é sugado para o interior do aparelho e ali é tratado, passando por um filtro e o depurador acaba expelindo o ar puro e filtrado novamente ao ambiente.

Como este tipo de aparelho possui esta função única de tratar o ar com odores e gorduras, ele é escolhido para cozinhas menores.

A função do equipamento de retirar a gordura existente no ar juntamente com os odores deixa claro que o ar não é renovado, e sim tratado ou filtrado.

Estes aparelhos são de baixa potência e por isso possuem preços mais acessíveis para cozinhas residenciais. Sua limpeza deve ser periódica, pois a gordura que fica nos seus filtros e grades minimiza a capacidade de filtrar, caso não seja feita a manutenção do aparelho.

coifa F550x450 Qual a diferença entre Exaustor e Depurador de Ar?

Via Flickr

As coifas:

As coifas podem ser de dois modelos: de ilha ou de parede e possuem dupla função. As funções podem ser de exaustor ou depurador de ar, isto depende do tipo de instalação escolhida.

Quando a coifa está na função de depurar o ar, significa que o equipamento irá tratar o ar, ou seja, o ar enviado para dentro do aparelho, será filtrado e devolvido ao ambiente, é apenas uma filtragem do ar. Já a função exaustor, o ar é apenas retirado do ambiente. Este equipamento possui chaminés e geralmente são utilizados em cozinhas de restaurante, de hotéis ou cozinhas residenciais maiores. Este tipo de aparelho é muito importante no cenário industrial, pois devido a sua complexidade possuem maior capacidade de eliminar a gordura do ambiente, por trabalhar com sistema de chaminé.

As coifas são aparelhos que contam com um sistema que condensa a gordura retirada do ar e a recolhe através de calhas para um reservatório, sendo que seus filtros são removíveis e muitas vezes descartáveis.

Somente após entender as diferenças existentes entre os aparelhos é possível fazer uma escolha consciente de qual deles você deve escolher para sua empresa ou residência.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post