Qual a diferença entre exercicio aeróbico e anaeróbico


136945653_f8c6e1f5eb_z1

Nosso corpo é um reflexo do que fazemos com ele. Se comemos demais, ficamos sentados e dormimos muito, pra onde será que o alimento vai? Barriga não é? Agora, se comemos bastante, porém praticamos alguma atividade física, colaboramos para a boa distribuição de nutrientes em nosso corpo. Desta forma, estéticamente falando, moldamos e conduzimos as formas de nosso corpo a nossa maneira e tudo isso só depende de nossos esforços fisícos e mentais. Por isso não é difícil praticar exercícios fisicos, muito pelo contrário: Só depende de nossa força de vontade e determinação para conseguir nossos reais objetivos.

Exercícios físicos podem ser intensos ou leves e você é quem escolhe o que mais lhe fará bem. Entre algumas modalidades podemos citar a musculação, pilates e alongamentos, sendo estes exercícios classificados como Aeróbicos ou Anaeróbicos, que são relacionados ao tipo de metabolismo energético empregado na execução dos exercícios. Entenda como cada um destes dois termos são classificados e identificados:

Aeróbicos: Os exercícios aeróbicos são os que utilizam grande quantidade de oxigênio na produção de energia para a realização da atividade física. São feitos em longa duração, de forma contínua e de baixa intensidade.

Exercícios Aeróbicos: Caminhada, Corrida, Ciclismo, Natação.

 

4419162665 9688cf9a4a Qual a diferença entre exercicio aeróbico e anaeróbico

Via Flickr

 

Anaeróbicos: Exercícios anaeróbicos utilizam a energia necessária para a prática do exercício físico independentemente do oxigênio. São executados em curta duração, envolvendo poucos músculos de forma intensa e concentrada.

Exercícios: Levantamento de Peso, Atividades que envolvam velocidade máxima e exercícios praticados na músculação.

A combinação destas duas modalidades de execução além de benefícios estéticos promovem a saúde integra do corpo humano, pois exercícios aeróbicos atingem as funções cardíacas positivamente, melhorando e protegendo o coração e pulmão, aumentando a capacidade respiratória e de resistência. Os exercícios anaeróbicos servem para fortalecer os músculos e  proteger os ossos e articulações. Ou seja, ao combinar exercícios aeróbicos e anaeróbicos, é possível alcançar os principais objetivos estéticos e conquistar uma saúde de ferro, provendo saúde e qualidade de vida.

Para a perda de gordura, tanto exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos são indicados. Os aeróbicos atuam de forma mais eficiente na queima de gordura, pois aceleram o metabolismo de forma mais intensa que os exercícios anaeróbicos, que transformam a gorda em massa muscular. O metabolismo é o processamento dos alimentos ingeridos, sendo que, quanto mais acelado este estiver, mais rápida é a queima de gordura e o processo de emagrecimento.

 

351372542 ee23ee631c z Qual a diferença entre exercicio aeróbico e anaeróbico

Via Filckr

 

É necessário, antes de iniciar uma ativadade física, consultar um médico ou especialista em saúde e constatar de você possui condições de praticar atividades aeróbicas (de baixa intensidade) ou anaeróbicas (de intensidade elevada). Tão importante quanto é sempre fazer um prévio alongamento antes de praticar qualquer tipo de atividade fisica, proporcionado a flexibilidade e a melhora da função muscular, que é a proteção principal de nosso ossos.

Pratique atividade física e melhore sua saúde e qualidade de vida!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post