Qual a diferença entre netbook e notebook


notebook1

Os notebooks estão a cada dia substituindo os tradicionais PCs de mesa, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam o primeiro notebook não é uma invenção dos anos 90 e 2000, o primeiro modelo foi lançado pela IBM em 84. Porém ao contrário das máquinas que existem hoje em dia, naquela época os softwares eram bem menos modernos. Já os netbooks são bem mais recentes, o primeiro netbook foi apresentado em 1999, mas somente em 2008 ele ganhou certa popularidade ao ser relançado pela Intel. Cada modelo de laptop possui características próprias, sendo que um dos mais modernos é o Ultrabook que reúne as configurações avançadas de um notebook e a espessura fina de um netbook.

 

4506288839 80c2503d0b1 Qual a diferença entre netbook e notebook

Via Flickr

 

Principais diferenças entre o netbook e notebook:

1.Configurações: A principal diferença entre os modelos de notebook e netbook que existem no mercado é com relação à configuração. O netbook é ideal para realizar atividades corriqueiras, porém ele perde a eficiência quando são instalados programas mais direcionados para algumas profissões, o designer, por exemplo, não iria conseguir realizar o seu trabalho em um netbook comum, porém vários deles utilizam o notebook para fazer os seus projetos, principalmente por causa dos gráficos e desenhos que muitas vezes esses profissionais precisam lidar. Se o objetivo for adquirir um computador para acessar a internet e o word, sem grandes pretensões, os netbooks são perfeitamente aceitáveis.

2.Tamanho da tela: Outro fator é o tamanho da tela, os modelos de notebook costumam ter telas de pelo menos 17 polegadas, enquanto as do netbook não ultrapassam 10 polegadas. As entradas de cabos também são mais limitadas nos laptops menores, a entrada de CD, por exemplo, não é encontrada nos netbooks, sendo que para os notebooks essa característica é padrão.

netbook2 Qual a diferença entre netbook e notebook

Via Flickr

 

3.Peso: Existe uma diferença considerável de peso entre esses dois equipamentos, sendo que os netbooks são mais leves por serem mais portáteis.

4.Desempenho: No quesito desempenho os notebooks são bem melhores, pois como mencionado anteriormente possui configurações mais avançadas. Com eles é possível realizar várias tarefas ao mesmo tempo, o que não acontece com o outro modelo, por esse motivo os notebooks são usados mais de uma maneira profissional.

5.Baterias: Por ser um equipamento menos completo, os netbooks costumam se destacar pela duração da bateria muitas vezes superior que a do seu concorrente.

Antes de realizar a compra o ideal é avaliar a real necessidade e saber exatamente para qual fim o computador será usado, somente assim será possível escolher o modelo que melhor se adéqua a cada um.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post