Qual a diferença entre textura e grafiato?


7740141996_2f147bd6e6_b-F550x450

Quem está construindo ou reformando, certamente já pensou nos tipos de acabamento que pretende dar aos ambientes. Nas pesquisas em sites de busca, muitos internautas querem saber qual é a diferença entre grafiato e textura. O visual rústico com efeitos em relevo que as duas opções dão nas paredes, faz com que os leigos no assunto confundam o grafiato com textura, veja as principais diferenças:

  • Ambos podem ser aplicados em áreas externas e internas, valorizam o imóvel e possuem boa durabilidade.
  • Grafiato é o mais moderno e não deixa de ser um tipo de textura. Esse revestimento acrílico produz um efeito de riscos na parede, que podem ser na vertical, horizontal ou em diagonal. Isso graças à sua fórmula e o uso de ferramentas adequadas, como a desempenadeira de aço.
  • Pode ser aplicado na cor branca, para depois ser pintada ou então já usar a versão colorida, que custa um pouco mais, mas em uma única aplicação deixa a parede pronta!
  • Já a textura, por não conter em sua fórmula os grãos de alta gramatura que existem na fórmula do grafiato, não produz efeito de riscos.
  • Existem, no mercado, pelo menos três estilos disponíveis, a textura designer, textura lisa e textura projetada, cada uma delas dá um efeito diferente.
  • Antes de comprar, é preciso apresentar uma imagem do efeito que deseja para o profissional que irá aplicar, para que ele indique o melhor estilo.
7142985253 1ef873f701 F550x450 Qual a diferença entre textura e grafiato?

Via creativecommons

Apesar de a habilidade e conhecimento do profissional, e do uso de ferramentas como vassoura, espuma, escovas, jornais, entre outros, serem de grande importância para um bom resultado, essas texturas, especialmente a desinger, já produz efeitos de xadrez, gel envelhecido, enrugado, respingado, entre outros, de forma que o efeito obtido não chega a ser um trabalho artístico do profissional, embora os mais talentosos tendam a produzir trabalhos mais ricos e refinados.

7814704642 050233cc2b b F550x450 Qual a diferença entre textura e grafiato?

Via creativecommons

Dicas para manter tom e textura uniforme:

Para áreas grandes, como fachadas de casas ou empresas, compre toda a quantidade necessária de uma só vez e do mesmo lote. Pois de um para o outro pode haver diferença no visual.

Qual é o profissional que aplica texturas?

Algumas marcas vêm com passo a passo e pessoas com habilidades para trabalhos manuais podem se aventurar em áreas pequenas. Mas se a área é grande e/ou prefere um profissional para executar o serviço, procure por um pintor profissional, que já tenha recebido treinamento das marcas para aplicação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post