Qual o significado do escapulário?


Escapulariocafe

O Escapulário é muito presente na vida católica, e até mesmo na vida de outras pessoas que não são necessariamente religiosas, mas se sentem bem portando o objeto sagrado.

Confira aqui o real significado do Escapulário e os motivos que fazem as pessoas religiosas estarem sempre acompanhadas pelo objeto.

Significado

O Escapulário é um objeto sagrado de cunho sacramental, pois remete a uma realidade visível que leva o indivíduo a Deus, com o poder do perdão, das promessas e de toda a sua graça redentora.

O escapulário passa a se tornar um sinal da bondade Divina que é infinita e representada pela imagem da Maria Santíssima. O portador do Escapulário demonstra a confiança, a fé e a dedicação a Deus em todos os sentidos da vida.

Mão segurando um escapulário Qual o significado do escapulário?Raphaelrs55/Wickmedia Commons

História da tradição

O Escapulário sofreu alguns obstáculos até ser aceito como sagrado por cristãos ocidentais.  Segundo a tradição, São Simão implorou à Virgem do Carmo em um convento carmelita para que ela o protegesse. Até que no dia 16 de Julho do ano de 1251, São Simão teria recebido o Escapulário da própria Virgem do Carmo, falando que aquele era o sinal da sua proteção e do seu amor e fazendo a promessa de que aquele que morrer com Escapulário não iria perecer eternamente.

A partir dessa historia, o Escapulário passou a ser consagrado e utilizado por cristãos do mundo inteiro.

Os privilégios do Escapulário foram difundidos após uma visão que o Papa João XXII teria tido também da Virgem do Carmo, provando que aqueles que morressem portando o Escapulário, teriam os seguintes privilégios garantidos segundo a crença religiosa:

  • O portador do Escapulário do Carmo não irá padecer no fogo do inferno;
  • Quem for ao purgatório de posse do Escapulário, será liberto o quanto antes, de preferência ao primeiro sábado após sua morte, pela própria Virgem do Carmo;
  • O Escapulário será a salvação em qualquer tipo de perigo com a proteção da Virgem do Carmo;
  • A cada beijo dado no Escapulário, o indivíduo ganhará 500 dias de indulgência;
  • O Escapulário é a representação da irmandade da Virgem Santíssima;
  • O objeto representa a paz e o pacto terno de concórdia, concedido pela Virgem Maria;
  • O sacramento representa a preservação na devoção com fé à Virgem Maria que forma o sinal da predestinação do fiel.

450px Virgen escapulario 061 Qual o significado do escapulário?Leonardo Gimenez/Wickmedia Commons

Uso do Escapulário

  • Segundo as crenças da Igreja, não basta somente entender o significado do objeto para usa-lo como representação de total proteção da Virgem Maria.
  • O indivíduo só terá posse de todos os privilégios concedidos pela Virgem Maria através do Escapulário, caso recebam a bênção e a imposição da Ordem autorizada antes de começar a utilizar o objeto. Essa bênção normalmente é concedida por padres ligados à Ordem Carmelita ou em Igrejas devotas de Nossa Senhora do Carmo.

O Escapulário representa, segundo a doutrina, todo o poder materno e espiritual da Virgem Maria, que considera todos os portadores do objeto filhos devotos e intercede por eles durante a vida e após a morte, livrando-os das penitências e oferecendo paz eterna.

(Imagem Destaque:  Sarah sofía/Wickmedia Commons)