Quanto custa para tirar carteira de motorista? Dicas e truques para economizar!


372780333_1f860aa1d2

Quem é que não gosta de obter produtos ou serviços de uma forma simples e barata? Pois é, acho que todos nós gostamos de facilidades financeiras no momento de adquirir algo. Mas na maioria dos casos, nem sempre é possível encontrar logo de cara aquele produto ou serviço que nós queremos a um preço que consideramos razoável, nem mesmo se negociarmos.

Existe um serviço no qual aparecem muitos questionamentos por parte dos consumidores: A carteira de motorista. Aqui você poderá aprender alguns truques, para conseguir economizar na hora de tirar a sua carteira de habilitação.

Algumas coisas, por mais improváveis que pareçam, são possíveis de achar. E maneiras baratas de se tirar a sua habilitação também são possíveis de encontrar, mesmo que pareça difícil. Veja abaixo dicas para que você posse cuidar bem do seu bolso e economizar o máximo possível.

medium 324598891 Quanto custa para tirar carteira de motorista? Dicas e truques para economizar!

Via Flickr

Dicas e truques

  • Procure ir em uma autoescola indicada por amigos: O valor das despesas para tirar a carteira de motorista varia de lugar para lugar. Aqueles seus amigos que já tiraram suas habilitações devem, com certeza, saber lhe indicar escolas com valores bem abaixo do que o mercado oferece.
  • Negocie valores com a autoescola: Caso vá pagar á vista, procure negociar, tentando reduzir o máximo que puder o valor total das aulas. Com certeza você irá obter algum desconto, mesmo que seja pequeno.
  • Utilize sites de compras coletivas: Você já ouviu falar em sites de compras coletivas? O mais popular dentre todos eles é o Groupon. A diferença é que você vai comprar um pacote com aulas em autoescolas juntamente com outras pessoas. Parece brincadeira, mas funciona. Em alguns casos, a economia ao tirar uma habilitação por intermédio de um site desses pode chegar a até 50%.
  • A Escola Pública de Trânsito do Detran: No caso de quem vai tirar a primeira carteira de motorista, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) oferece, para pessoas de baixa renda, a oportunidade de aprender a dirigir e tirar a primeira habilitação. São realizadas todas as aulas teóricas e práticas necessárias. E se você procura um lugar onde posse tirar sua habilitação da forma mais barata possível, sem dúvida alguma este lugar é a escola de trânsito do Detran.
  • Você poderá economizar entre 650 e 900 reais, que é a média dos valores cobrados pela grande maioria das autoescolas em suas aulas. Mas ainda assim você terá que pegar pelo laudo, que tem o valor de 72 reais. O valor do laudo poderá ser pago no próprio Detran, ou em um dos postos do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Essa escola, criada pelo Detran, é exatamente como se fosse uma autoescola gratuita.

Com exceção do laudo, que é pago pelo futuro motorista, todos os outros serviços prestados são gratuitos. As aulas teóricas, as aulas prática e a realização dos exames psicológicos e clínicos, que tem o valor cobrado de 165 reais. Todos esses itens são totalmente gratuitos.

5645418696 46fa272af9 m Quanto custa para tirar carteira de motorista? Dicas e truques para economizar!

Via Flickr

Para se inscrever no programa, basta que o candidato tenha mais do que 18 anos e o ensino fundamental completo, e que leve, juntos com suas xérox, os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Carteira de trabalho atualizada
  • 1 foto 3 x 4
  • Comprovante de renda
  • Histórico escolar do ensino fundamental/médio.
medium 2283189136 Quanto custa para tirar carteira de motorista? Dicas e truques para economizar!

Via Flickr

Enfim, se procurar bem, sempre haverá uma maneira de conseguir economizar. Espero que você aproveite muito bem essas dicas, e que venha a se tornar um excelente motorista.

Boa sorte!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !