Sabonetes: Tudo que você precisa saber para fazer sabonetes


sabonete

História do Sabonete

O nome sabonete teve origem na França, com o início da produção de sabão com aromas e cores. O sabão é resultado de uma reação química entre um álcali e gordura, que resulta em um sal ácido de gordura que possui ação detergente.

sabonete1 Sabonetes: Tudo que você precisa saber para fazer sabonetes

Com o desenvolvimento da indústria química, na década de 50 foram realizados ajustes na fórmula e consequentemente foi reduzido o custo e constatado que o uso do sabonete reduzia a alergia da pele. A função do sabonete é suspender e eliminar junto com a água pequenas partículas sólidas da pele reduzindo o ressecamento. No preparo dos sabonetes podem ser incorporados extratos e óleos vegetais.

Aperfeiçoamento do Sabonete

O tempo passou e as indústrias químicas desenvolveram fórmulas de sabonetes menos agressivas à pele, como a glicerina, por exemplo. Outros setores também contribuíram, criando equipamentos que tornam a fabricação mais rápida e eficiente. O sabonete também pode ser fabricado de forma artesanal, utilizando bases especificas, adicionando corantes, essências e outros aditivos.

sabonete2 Sabonetes: Tudo que você precisa saber para fazer sabonetes

A falta de glicerina nos sabonetes industriais é a principal causa de ressecamento na pele, essa é a grande diferença entre os sabonetes artesanais e o comercial. Os componentes utilizados para confeccionar sabonetes de forma artesanal, como os ácidos graxos, ajudam a nutrir a pele e regular a umidade, já a glicerina natural proporciona uma textura mais macia.

Processo básico para confecção dos sabonetes artesanais e dicas

Antes de iniciar seu trabalho, separe todo material necessário:

  • Fôrmas;
  • Base;
  • Corante;
  • Material de apoio;
  • Essências.

Sempre pique a base de glicerina em pedaços pequenos, facilita o processo para derreter. Não deixe chegar a uma temperatura superior a 70°C, se a base “queimar” pode acarretar problemas futuros no sabonete como cheiro desagradável e sabonetes que ficam molhados mesmo antes do uso.

Se for fazer uma quantidade pequena, um ou dois sabonetes, pode derreter a base no micro-ondas em um pote próprio. Coloque o tempo de 15 em 15 segundos até que derreta por completo. O tempo varia de acordo com o aparelho.

sabonete3 Sabonetes: Tudo que você precisa saber para fazer sabonetes

Aditivos como manteigas (cacau, uva karité) e cera de abelha devem ser derretidos separadamente e só depois adicionados à base.

O ponto ideal da base para começar a colocar a essência, aditivos e outros é com ela morna, mas não deixe esfriar a ponto de começar endurecer. Lembre que alguns extratos apresentam cor por isso podem dar um resultado diferente daquele esperado ao adicionar o corante.

sabonete6 Sabonetes: Tudo que você precisa saber para fazer sabonetes

A proporção da essência geralmente é de 30 ml para cada 01 quilo de base este valor pode variar para mais ou para menos de acordo com a preferência ou essência utilizada. Mexa sempre devagar para evitar a formação de muita espuma. Não coloque os extratos glicólicos e as essências com a base quente porque corre o risco de evaporar e não utilize essência de velas para os sabonetes, não foram aprovadas para ser utilizadas na pele.

Não coloque os sabonetes na geladeira para acelerar o processo de endurecimento, isso não ajudará em nada, os sabonetes ficam no ponto por causa da própria base. A geladeira pode ser utilizada depois que os sabonetes estiverem prontos, para retirar do molde caso esteja encontrando dificuldade. Sempre embale o produto em filme PVC.

Fique a vontade para comentar! Em breve falaremos mais sobre sabonetes, fiquem de olho!

3 replies to this post