Tipos de ponto de bordado


3090276292_3e8fc15edd_b

Bordar é a arte de desenhar no tecido, à mão ou à máquina, usando diversos tipos de materiais como agulhas, linhas e suportes. O bordado é um artesanato bastante antigo, pois quando os homens moravam nas cavernas suas roupas já eram costuradas em ponto cruz. Existem, também, registros de fósseis encontrados com aplicações nas roupas, de ouro e marfim, 30 mil anos AC. Por ai dá para perceber o quanto o bordado faz parte de toda a existência humana, sendo mais do que um simples enfeite em tecidos.1089391584 467b60cff9 z 600x250 Tipos de ponto de bordadoO bordado atualmente, além de ser um maravilhoso hobby e método de higiene mental, é também uma ótima fonte de renda, pois é muito versátil, permitindo que o negócio seja iniciado em casa, fora que, muitas regiões do Brasil são sustentadas por essa arte tão popular e ao mesmo tempo tão sofisticada.

450px Chikan embroidery from the back Lucknow 600x250 Tipos de ponto de bordadoMuito se fala a respeito do bordado mas pouco se conhece sobre ele, inclusive sobre a enorme variedade de pontos que existe. Se você pretende conhecer um pouquinho mais sobre essa arte riquíssima, saiba primeiramente qual são os materiais necessários para executá-la com perfeição:

  • Agulhas que tenham a grossura de acordo com o tecido a ser bordado.
  • Linhas das mais variadas cores, com a espessura de acordo com o tecido.
  • Tesoura.
  • Bastidor, cuja finalidade é manter o trabalho esticado e liso.
  • Tecidos  variados, de preferência de cores que contrastem com a cor escolhida da linha.
  • Lápis próprio para riscar o tecido.

2297882177 5946bc9a90 Tipos de ponto de bordadoPronto! Se você tiver todo esse material em mãos já pode começar a bordar, mas saiba que existem centenas de pontos possíveis para formar os desenhos que você escolherá. Quer conhecer alguns deles? Aqui daremos os principais e explicaremos 7 deles:

1. Ponto Haste: usados para contornos, hastes de flores, etc.

  1. Imagine 3 pontos no tecido A B C.
  2. Introduza a linha com a agulha no ponto A.
  3. Introduza a agulha em C e saia com ela no ponto B, sendo que o ponto B está na metade entre A e C.
  4. Imagine um 4º ponto em D, um pouquinho mais para frente.
  5. Segure a linha para baixo com o polegar.
  6. Introduza agora em C.
  7. Repita até formar uma haste.

2. Ponto Alinhavo: são pontos de alinhavo, como o próprio nome já diz.

  1. Passe a agulha por cima e por baixo do tecido
  2. Faça pontos do mesmo tamanho, tanto no avesso quanto no direito – os pontos do lado avesso serão ligeiramente menores.

3. Ponto Reto: são pontos individuais espaçados, regulares ou irregulares.

  1. Introduza a agulha no ponto A
  2. Enfie e agulha no ponto B e recoloque-a novamente ao ponto A.
  3. Estes pontos não devem ser feitos, muito longos nem muito frouxos.

4. Ponto Cheio: são pontos que servem para “encher” um espaço mais largo como pétalas de flores, por exemplo.

  1. Faça pontos retos bem unidos, lado a lado de um desenho.
  2. Siga o molde do desenho com muita atenção pois as beiradas devem ficar perfeitas.

5. Ponto Cruz:

  1. Imagine um X.
  2. Introduza a agulha do lado direito inferior.
  3. Introduza a agulha 4 furos acima e 4 furos a esquerda.
  4. Puxe-a 4 fios abaixo.
  5. Repita até o final da carreira.
  6. Volte tudo novamente da mesma forma, completando a outra haste da cruz.

6. Ponto Hardanger: é executado sobre um tecido de fios iguais. O ponto cheio é o ponto básico, bordado sobre as tramas do tecido que é desfiado, colocando seus fios em evidência.

7. Ponto Areia: é um ponto de cobertura de espaços, composto de pequenos pontos retos de tamanhos iguais, espalhados em espaços regulares sobre o desenho.

Chikan embroidery Lucknow 600x250 Tipos de ponto de bordadoConsiderações finais:
Estes são alguns exemplos explicativos dos pontos, mas o bordado é composto por muitos tipos de pontos como os citados abaixo:

  • Ponto atrás, Ponto pequinês, Ponto de amarra, Cordonê, Ponto haste português, Ponto partido, Ponto matiz, Ponto chato, Ponto de folha, Ponto de pétala, Ponto renascença, Ponto pé-de-galinha, Ponto russo.
  • Ponto em zigue-zague, Ponto ilhós, Ponto casear, Ponto em nó, Ponto aresta, Ponto folhinhas, Ponto laçada, Ponto vandique, Ponto escada, Ponto trançado, Ponto mosca, Ponto cadeia, Ponto margarida.
  • Ponto elos, Ponto espiga, Nozinhos franceses, Rococó, Coral,  Ponto Ajour, Ponto florentino, Ponto tijolo, e  muitos outros.

Se você está interessado pela arte de bordar, é só comprar o material e baixar tutoriais na internet, além de vídeos bem explicativos, você vai poder ver o resultado final do trabalho escolhido. Boa sorte e faça tudo com capricho!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !