Trabalho Escolar: Saiba como fazer o seu trabalho escolar e tirar 10!


estudar11

Atualmente as escolas e instituições de ensino em geral evoluíram bastante proporcionando aos alunos conforto, e praticidade no desenvolvimento de suas tarefas escolares incluindo a execução de um trabalho ou pesquisa. Porém nem tudo é um mar de rosas. Toda esta evolução, exigiu a criação de regras para apresentação do mesmo. Estas regras estão reunidas num conjunto conhecido como normas ABNT. Estas normas são responsáveis pela forma  como devem aparecer a introdução, as imagens,o índice, referencias bibliográficas, e até mesmo a capa de trabalho que será usada e a conclusão que será dada ao trabalho escolar que está sendo executado.

escola Trabalho Escolar: Saiba como fazer o seu trabalho escolar e tirar 10!

Via Shutterstock

Antes de continuar, confira outros artigos que podem ajudá-lo em seu trabalho escolar:

Conhecendo e entendendo as regras ABNT

A primeira coisa a fazer antes mesmo de começar a executar o trabalho é conhecer as normas ABNT e onde elas se aplicam. Deve-se levar em consideração que cada instituição de ensino poderá exigir uma ou outra variação destes parâmetros sem afetar o padrão. Portanto é importante que antes de iniciar seu trabalho você verifique junto a sua instituição de ensino quais são e como deverão ser aplicadas as normas segundo suas próprias exigências.

estudar2 Trabalho Escolar: Saiba como fazer o seu trabalho escolar e tirar 10!

Via Flickr

Veja a seguir alguns links onde você poderá conhecer os padrões segundo algumas instituições de ensino específicas. Apenas consultando estes links você já poderá ter uma boa base de entendimento da normas. Vamos lá:

Citarei apenas estes três exemplos para não sobrecarregá-lo de informação desnecessária já que por se tratar de normas as variações se e quando existirem são mínimas e diz mais respeito adoção ou não por parte de alguma instituição desta ou daquela regra no desenvolvimento do trabalho escolar. Porém caso necessite de informações mais aprofundadas poderá facilmente em uma pesquisa pela internet ter acesso as mesmas. E se desejar conhecer o site oficial da ABNT fique a vontade lá você encontrará todas as normas
vigentes incluindo a de que trata este artigo. Clique aqui para entender as regras da ABNT de uma maneira mais fácil.

estudar3 Trabalho Escolar: Saiba como fazer o seu trabalho escolar e tirar 10!

Via Flickr

Procedimentos que valem um 10

Vejamos agora dicas de como proceder na aplicação destas normas em nossos trabalhos escolares e mais algumas coisas importantes para que possamos sempre tirar 10. Saiba que independentemente das normas todo trabalho escolar precisará contar com:

  • Capa – Usada para apresentar o trabalho a primeira vista. Logo é importante que você capriche sempre na capa, pois, a primeira impressão é a que fica. Existem várias possibilidades para se criar uma capa de trabalho. Desde métodos antigos como desenhar manualmente ou mesmo fazer todo o trabalho desta forma até os mais modernos com o uso dos mais variados recursos de editoração eletrônica e edição gráfica, bem como impressão. Clique aqui para aprender a fazer capa de trabalho escolar nas regras da ABNT.
    escola2 Trabalho Escolar: Saiba como fazer o seu trabalho escolar e tirar 10!

    Via Shutterstock

  • Índice - Este é usado para organizar de maneira que se torne fácil a busca de todo o conteúdo do trabalho. Existem várias opções de criação de um índice funcional que poderá ser estruturado por tópicos, por ordem alfabética, cronológico, enfim cada trabalho exigira um tipo de índice de acordo com o seu desenvolvimento e conteúdo. O importante é que este seja elaborado de forma que cumpra a sua função satisfatoriamente.
  • Introdução - É na introdução que você irá apresentar um resumo de seu trabalho. O ideal é que seja breve e conciso, para evitar o desinteresse pela trabalho em si. A introdução deve ser usada principalmente para despertar o interesse de quem irá ler o trabalho, fazendo com que este tenha uma breve visão de todo o conteúdo, usando palavras chaves que despertem a curiosidade do leitor pelo restante do mesmo. Procure usar estas palavras com cautela pois não adianta mostrar algo na introdução apenas para chamar a atenção para a leitura e depois o leitor em questão não encontrar nada que tenha ligação com o que foi apresentado ou proposto.
estudar34 Trabalho Escolar: Saiba como fazer o seu trabalho escolar e tirar 10!

Via Flickr

  • Desenvolvimento - Ao desenvolver seu trabalho faça de forma responsável e agradável. Não aborde o tema repetindo as mesmas coisas,mesmo usando variadas formas para isto pois o leitor logo irá perceber. O efeito rodeio fará que ele perca o interesse ou irá lhe avaliar superficial e com pouco conhecimento sobre o assunto que esta sendo tratado. Procure passar informações redundantes e claras. Quando for tratar de acontecimentos históricos no tema, procure manter um padrão na forma de apresentar as datas citando somente as que realmente tem relevância para o entendimento do tema e para que o leitor se situe. Entenda que o excesso poderá fazer o contrário deixando-o confuso.
  • Imagens - O uso de imagens é sempre benéfico em qualquer obra literária. Porém atenção especial para quais irá usar as mesmas devem ter relação com o assunto abordado. Cuidado também com a fonte das mesmas muitas imagens presentes ou disponíveis na web são protegidas por direitos autorais e usá-las sem autorização do proprietário destes direitos poderá lhe causar muitos problemas. Existem muitos bancos de imagens free (de uso livre) na internet onde você poderá fazer o download e usá-las na maioria das vezes somente fornecendo os devidos créditos ao proprietário da mesma. O Morgue File é um deles. Neste site em especial a busca deve ser feita com a inserção dos termos de pesquisa em inglês. Clique aqui para aprender a encontrar imagens em alta resolução.
  • Conclusão - A conclusão merece uma atenção especial na execução de um trabalho. Será neste momento que você deverá passar ao leitor a segurança de que todas as informações que forneceu durante o desenvolvimento do mesmo  são autênticas e que cumprem o objetivo de agregar algo para ele. Aproveite se necessário para fornecer complemento à algum assunto que possa eventualmente ter sido tratado com pouca atenção durante o desenvolvimento.Faça isto em forma de dicas complementares se possível.
  • Referencias bibliograficas - Cites nesta parte todas as fontes que usou em suas pesquisas, incluindo URL\’s dos locais que usou como fonte de imagens e de sites e/ou blogs que serviram de fonte de informação textual (Clique aqui para aprender a referenciar sites em um trabalho escolar). Em caso de fontes off line cite os títulos das obras, autores das mesmas, editora, data da publicação e todos os dados que informem e facilitem a comprovação de  suas pesquisas. Clique aqui para aprender a colocar referências bibliográficas no trabalho escolar.
estudar4 Trabalho Escolar: Saiba como fazer o seu trabalho escolar e tirar 10!

Via Flickr

  • Apresentação do trabalho - Quando da apresentação do trabalho esteja consciente de que esta preparado para tal tarefa. Para que possa estar seguro disto leia-o quantas vezes julgar necessário até que sinta que entendeu e tem realmente conhecimento do assunto que usou como tema. Atenha-se a entender e não procure decorar o que está escrito. Caso tenha que fazer esta apresentação para a sala ou platéia, certifique-se de que esta preparado para isto fazendo anotações dos tópicos que julga mais importante para eventuais esclarecimentos se lhe for solicitado. Clique aqui para aprender a fazer a apresentação de um trabalho escrito.

Dicas:

  • Jamais copie e cole arquivos de outrem em seu trabalho. Isto só servirá para mostrar o quanto é incapaz e em muitos casos poderá como no uso de imagens se deparar com textos protegidos por direitos autorais.
  • Se o trabalho for executado em equipe crie um ambiente de integração e solidariedade entre os membros da mesma, assegurando-se de que os mais capacitados estejam sempre a frente da equipe seguindo uma hierarquia. Certifique-se porém que estes apóiem e sejam cooperadores com os outros. Todos temos limitações, por melhores que somos em algo sempre existirá alguém melhor do que nós. Lembrem-se disto.

Certamente com estas dicas e um pouco de empenho você estará sempre pronto para executar qualquer tipo de trabalho escolar e tirar um 10. Não existe dificuldade que resista a um trabalho sério e organizado. Boa sorte em suas pesquisas e que venham muitos 10.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !