Vermiculita: como usar


p1

Vermiculita é o nome dado ao mineral formado pela hidratação de outros minerais basálticos, encontrados em rochas ígneas eruptivas que se expande quando exposto a fortes ondas de calor.

A vermiculita, que também é conhecida por vermiculite, tem uma alta capacidade de troca catiônica, fenômeno da retenção de cátions na superfície de partículas finas através de cargas elétricas de baixa tensão. Os principais cátions presentes nesta atividade são o cálcio, o sódio e o magnésio.

2 F550x45017 Vermiculita: como usarKoryeLogan/Flickr

Muito parecida com a mica, a vermiculita é um mineral conhecido e utilizado em todo o mundo em grande escala nas áreas da construção civil, agricultura e também na indústria, tudo graças às suas reações com o solo e suas propriedades naturais que ajudam o homem em suas criações arquitetônicas e comerciais.

Características e ações

Por conter silicatos hidratados de magnésio e alumínio em sua composição, a vermiculita sofre mutações quando é posta em proximidade com o fogo ou altas temperaturas.

Nestas ocasiões, a água que se encontrada em suas lâminas passa rapidamente para o estado gasoso, transformando-se em vapor e levando as partículas existentes á explosão, originando assim flocos sanfonados que podem reter células de ar inerentes e possibilitar á este mineral o poder de capacidade total de isolação.

Estes flocos sanfonados são inócuos á saúde e podem ser utilizados como isolante térmico ou até mesmo absorvente acústico, apresentando uma longa duração nas funções ás quais são empregados. A vermiculita é um mineral que apresenta características lubrificantes, sendo também muito recomendada na fabricação de produtos de filtração de água que ajuda na retenção de impurezas por um longo período de tempo.

Como usar a Vermiculita

O mineral vermiculita é usado em várias atividades das áreas da construção civil, agricultura e indústria, pois tem funções especificas que vão de encontro ás necessidades e exigência na execução de produtos e serviços destes seguimentos. Confira onde e como a vermiculita pode ser utilizada de acordo com suas propriedades e ações naturais:

Construção Civil

Este mineral é uma espécie de multiuso na construção civil, servindo desde o início de um projeto até sua finalização. Entre as possibilidades de uso da vermiculita nesta área estão:

  • Uso para proteger e impermeabilizar lajes e coberturas auxiliando no combate á umidade e ao aquecimento solar;
  • Elemento decorativo, á prova de fogo, para forros e tetos de concreto;
  • Produto fortificante na fabricação de concretos e massas de cimento, misturado juntamente com areia, pedra e cimento na betoneira.

3 F550x45018 Vermiculita: como usargraibeard/Flickr

Agricultura

Sendo um elemento produzido e encontrado na própria natureza, a vermiculita também pode ser de grande ajuda na plantação e na preparação do solo quando usada para:

  • Sugar a quantidade excessiva de água nos solos considerados arenosos e permeáveis;
  • Preparar o solo para o plantio;
  • Absorver nutrientes das plantas e do solo para futuras plantações.

Indústria

Amplamente utilizada na indústria e em suas criações, a vermiculita pode ser encontrada em vários produtos e serviços dispostos nas lojas, sendo também utilizados na construção de sua própria estrutura física. É usada principalmente para fabricação de:

  • Embalagens resistentes ao fogo e a correntes elétricas;
  • Fabricação de filtros e purificadores de água;
  • Criação de isolamento térmico principalmente na construção de navios e submarinos.

Como se vê, a vermiculita é um mineral praticamente indispensável em várias áreas da economia mundial e ajuda como nenhum outro elemento a isolar um ambiente tanto da água como também das fortes ondas de calor produzidas em decorrência do aquecimento global.

Boa sorte!

(Imagem destaque: andypad/Flickr)

1 reply to this post